Superesportes

Universo realiza seu primeiro treino após as derrotas para Franca e Araraquara

Sem clima de descontração, jogadores admitem que a semana será diferente das outras e marcada por seriedade

postado em 02/03/2010 16:52
O primeiro treino do Universo após o fim de semana turbulento no interior paulista, quando a equipe foi derrotada em sequência por Franca e Araraquara, foi marcado por um clima bem diferente daquele que reinava no grupo até aqui. Olhares sérios e nada de descontração ditaram o ritmo das cestas ontem pela manhã e os jogadores concordam que os próximos dias serão de poucas brincadeiras. Apesar dos tropeços, o Universo segue como líder isolado do Novo Basquete Brasil (NBB) e a intenção é se manter no topo da tabela. Para isso, vencer os próximos dois compromissos em Brasília, sexta-feira, contra Bauru, e domingo, contra Assis, é fundamental.

Para Valtinho, essa mudança de ares é normal. "É o nosso primeiro treino depois dessas duas derrotas. Acredito que o próximo treino já vai ser diferente e na sexta a equipe vai entrar rasgando contra o Bauru". Para o armador, o momento é de assimilar as lições dos últimos dois jogos e seguir de cabeça erguida. "O que aconteceu tem que servir de ânimo para todo mundo treinar mais e se empenhar mais essa semana."

O ala/pivô Guilherme Giovannoni pensa da mesma forma. "É normal uma quebrada no clima depois de um fim de semana conturbado como foi o nosso. Mas agora temos que ter os pés no chão. Temos três jogos em casa (o Universo enfrenta o Pitágoras/Minas em 12 de março), vamos jogar com o time completo e temos que vencer essas partidas para manter a primeira colocação."

Capitão do Universo, o ala Alex acredita que o momento do time possa até gerar alguns estresses nos próximos dias. "Pode ser que tenha discussão, alguns conflitos, e se for assim é normal. Mas depois de uma vitória as coisas voltam a ser como antes. Não vai ser uma semana tensa, mas ela vai ser mais séria. Ainda somos líder do campeonato e temos que manter essa liderança."

"Pode ser que tenha discussão, alguns conflitos, e se for assim é normal. Não vai ser uma semana tensa, mas ela vai ser mais séria", completou.

Lula reforçará trabalhos de defesa


O técnico Lula Ferreira declarou que o fundamento em que o Universo mais pecou e que foi determinante para as derrotas para Franca e Araraquara foi a defesa. "Perdemos esses dois jogos por causa da defesa. Mesmo com tudo o que aconteceu, com todos aqueles problemas, acredito que teríamos condições de ganhar os dois jogos."

Para evitar que novos resultados negativos surpreendam o Universo, que até agora é o único time que ainda não perdeu em casa nesta edição do NBB, Lula adiantou: "Vou trabalhar todos os fundamentos, mas o enfoque maior será na defesa."

Três expulsões


A partida contra Franca, na sexta-feira, desfalcou o Universo para o confronto com Araraquara. Naquele jogo, vencido pelos paulistas por 98 x 89, Mineiro, Nezinho e Alex foram expulsos e não puderam atuar no domingo. Sem dois titulares e sem o jogador mais alto da equipe (Mineiro tem 2,13m), o Universo acabou derrotado pelo Araraquara por 95 x 90. Com os resultados, o time acumula três derrotas e 14 vitórias no NBB.

Equipe promete protesto


O diretor do Universo, Jorge Bastos, adiantou ontem que irá formalizar um protesto junto à Liga Nacional de Basquete (LNB) contra a atuação do árbitro Sérgio Pacheco no confronto de sexta-feira, com Franca, no interior paulista.

Jorge Bastos não quis entrar no mérito da questão das expulsões de Mineiro e Nezinho, mas declarou que a expulsão de Alex não foi justificada. "Aquilo claramente não foi um lance para expulsão. E a determinação da arbitragem claramente prejudicou o nosso time, pois tirou o Alex do jogo e impediu que o nosso capitão atuasse contra Araraquara", argumentou. "Quando um jogador erra, ele é punido e o time é punido. Mas e quando o árbitro erra? Nesse caso, tem que haver alguma punição também", continuou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação