postado em 04/03/2010 08:00
Depois de estrear na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, goleando o Friburguense por 5 x 1, o Fluminense volta a campo nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Tigres do Brasil no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. O Tricolor soma três pontos no Grupo A e a meta é chegar com 100% de aproveitamento no clássico de domingo, diante do Botafogo.Cuca, técnico do Fluminense, pediu aos seus jogadores que esqueçam o compromisso diante dos botafoguenses e tenham como único foco o Tigres do Brasil. Existe um receio de que os tricolores entrem em campo desligados e possam ser surpreendidos pelo representante da Baixada Fluminense.
"O Fluminense precisa se concentrar apenas no Tigres do Brasil, pois não podemos nos dar ao luxo de perdermos pontos para as equipes de menor investimento neste momento da competição. Mas para isso, será preciso que a gente jogue com seriedade, pois do outro lado do campo existem bons profissionais, que poderão complicar a nossa vida", comentou Cuca.
Os jogadores do Fluminense concordam com o treinador e descartam o pensamento no Botafogo. Perguntado se a equipe se pouparia em campo pensando no clássico, o zagueiro Cássio deixou claro que não existe essa possibilidade.
"Não existe a menor possibilidade de nos pouparmos em campo por conta do clássico contra o Botafogo. O Botafogo vai ocupar o nosso pensamento somente a partir de sexta-feira, pois não podemos facilitar as coisas para o Tigres do Brasil. Se pensarmos em nos poupar, eles passarão por cima da gente", alertou Cássio.
Pensamento parecido tem o volante Everton, que entende que os jogos na Taça Rio serão bem complicados, mesmo contra as equipes de menor investimento.
"Do mesmo jeito que o Fluminense está trabalhando para se classificar para as semifinais e para garantir o título do Campeonato Carioca, os times de menor investimento também tem suas metas. O Tigres do Brasil não quer correr risco de rebaixamento e já começou a Taça Rio com uma resultado negativo. Com certeza eles vão partir com tudo para cima da nossa equipe e por isso mesmo precisamos ficar atentos", afirmou o volante.
Para este jogo, Cuca não poderá manter os planos de repetir a escalação que goleou o Friburguense. Isso porque o zagueiro Gum, com dores na região pubiana, foi vetado. Leandro Euzébio ocupa o posto. Além disso, o próprio treinador será desfalque: foi punido com dois jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva carioca por invadir o gramado na semifinal da Taça Rio, durante as cobranças de pênalti contra o Vasco.
Pelo lado do Tigres do Brasil, o técnico Sorato pretende repetir a escalação da derrota para o Olaria, por 1 a 0, com um gol nos acréscimos do segundo tempo. O treinador entende que o comprometimento de sua equipe neste último compromisso, apesar do resultado negativo, pode representar pelo menos um empate diante do Tricolor.
"O Tigres do Brasil perdeu seu último jogo com um gol no fim, mas jogando bem e podendo ter saído de campo com a vitória. Já tínhamos feito um bom jogo na semana passada, pela Copa do Brasil (o time perdeu de 3 x 2 para o Fortaleza, no Ceará, e acabou eliminado ainda na primeira fase da disputa). As coisas estão evoluindo e, sinceramente, acredito que podemos conquistar um bom resultado contra o Fluminense", declarou Sorato.
FICHA TÉCNICA - TIGRES DO BRASIL X FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de março de 2010, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Frederico Schneider (RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)
TIGRES DO BRASIL: Rodolpho; Oziel, Paulo César, Zé Carlos e Celico; Leão, Daniel Martins, Leandro Chaves e Luiz Henrique; Gilberto e Danilo Santos
Técnico: Sorato
FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Leandro Euzébio, Cássio e Júlio César; Diogo, Diguinho, Everton e Darío Conca; Wellington Silva e Fred
Técnico: Cuquinha (interino)