postado em 04/03/2010 10:25
Conforme era esperado, o indiano Karun Chandhok foi confirmado nesta quinta-feira como piloto da Hispania Racing para a temporada 2010 da Fórmula 1. O asiático será companheiro de equipe do brasileiro Bruno Senna.
Chandhok será o segundo representante do país na história da categoria - o primeiro foi Narain Karthikeyan, que disputou a temporada 2005 pela Jordan. Comandada por outro indiano, o milionário Vijay Mallya, a equipe Force India nunca contou com um piloto da "casa" como titular em seu carro.
Senna e Chandhok vão reeditar a dupla da iSport, que competiu na GP2 em 2008 - na ocasião, o sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna terminou a temporada em segundo lugar, enquanto seu companheiro de equipe foi apenas o décimo, apesar de ter vencido uma corrida.
No ano passado, o desempenho de Karun foi ainda pior: 18ª posição. Mas isto parece não importar para os dirigentes da Hispania. "Ficamos impressionados com a performance dele na GP2. A Índia é um país sensacional e será bom para o esporte ter um indiano no grid na primeira corrida no país", afirmou Collin Kolles.
A declaração indica que o compromisso de Chandhok vai além desta temporada, visto que uma corrida na Índia não está programada para 2010 - segundo o chefe administrativo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, o país deve receber uma etapa no ano que vem.
Até chegar lá, porém, tanto ele quanto Senna devem ter um ano difícil: depois de ameaçar não competir no Mundial por falta de dinheiro, a Hispania corre para acertar tudo a tempo de estrear no GP do Bahrein, em 14 de março. O time, porém, ainda não colocou seu carro na pista.