postado em 05/03/2010 00:04
Na noite em que o técnico Joel Santana completou cem partidas como técnico do Botafogo, somando todas as suas passagens pelo clube, a equipe alvinegra derrotou o Duque de Caxias por 2 x 1, em jogo disputado nesta quinta-feira, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.A partida foi a principal da rodada dupla, que teve a vitória do Fluminense sobre o Tigres na preliminar. O resultado colocou o Botafogo na liderança do Grupo B com seis pontos ganhos, enquanto o time da Baixada Fluminense segue com três pontos no Grupo A.
A vitória do Botafogo foi construída com dificuldade e o time marcou seus gols em cobranças de pênalti. Herrera converteu dois mas desperdiçou uma terceira penalidade chutando por cima. O atacante Loco Abreu que defendeu a seleção do Uruguai em amistoso na quarta-feira, ficou no banco de reservas e entrou aos 30 minutos do segundo tempo. O Duque de Caxias foi um adversário valente mas que não teve competência técnica para alcançar um resultado melhor.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Fluminense no primeiro clássico da Taça Rio enquanto o Duque de Caxias vão enfrentar o Tigres do Brasil
O jogo
Sem Loco Abreu que defendeu a seleção do Uruguai em amistoso internacional e ficou no banco de reservas, o Botafogo começou a partida em ritmo lento enquanto o Duque de Caxias tentava imprimir velocidade às suas jogadas. Aos nove minutos, Leandro Teixeira experimentou de fora da área e obrigou o goleiro Jéfferson a fazer uma grande defesa espalmando para escanteio. Na cobrança, a defesa se atrapalhou e a bola sobrou limpa para Marcelo que desviou do goleiro alvinegro para marcar o primeiro gol da partida.
Assustado, o Botafogo tentou retomar o controle da partida e poderia ter empatado aos 12 minutos em cabeçada de Herrera que acertou a trave direita do goleiro da equipe da Baixada Fluminense. No minuto seguinte, Herrera descobriu Marcelo Cordeiro livre mas o lateral não foi feliz ao tentar encobrir o goleiro.
Bem armado defensivamente, o Duque de Caxias formou um bloqueio na entrada da área para impedir a penetração dos atacantes alvinegros. Sem Loco Abreu para servir como ponto de referência na área, o time dirigido por Joel Santana dependia apenas das arrancadas de Herrera pela direita já que Caio não encontrava espaço para penetrar em velocidade.
O time de Baixada Fluminense pouco se arriscava no ataque e só voltou a incomodar a zaga alvinegra aos 25 minutos em jogada individual de Faiolli que concluiu para fora. O Botafogo continuava com muita dificuldade para construir jogadas ofensivas e dependia de lances de bola parada como aconteceu em falta cobrada por Marcelo Cordeiro que obrigou Getúlio Vargas a espalmar para escanteio.
O Botafogo chegou ao empate aos 38 minutos em cobrança de pênalti. Caio lançou Herrera na área que ao tentar se livrar da marcação foi tocado pelo zagueiro Tinoco. Herrera cobrou a penalidade com um chute forte no canto direito e decretou o empate. A igualdade fez o time alvinegro ficar mais motivado para buscar o segundo gol que quase aconteceu aos 45 minutos quando Marcelo Cordeiro cruzou e Herrera, de calcanhar, obrigou Getúlio Vargas a fazer outra grande defesa.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, Caio arrancou pela meia direita e foi derrubado por Marlon dentro da área. Herrera cobrou muito mal o pênalti e jogou por cima da trave desperdiçando a chance de colocar o Botafogo na frente do placar. Aos cinco minutos Faioli fez boa jogada individual, mas Wellington salvou antes da conclusão. No minuto seguinte, Caio foi agarrado por Mayaro na área e o árbitro marcou outro pênalti. Herrera bateu agora forte e rasteiro e marcou o segundo gol do Botafogo aos oito minutos.
O time da Baixada Fluminense saiu um pouco mais para o jogo e criou duas situações de perigo aos 12 e 13 minutos em chutes de Júnior e Faiolli, bem defendidos por Jéfferson. O Duque de Caxias voltou a assustar com um chute de Leandro Teixeira aos 21 minutos que passou muito perto da trave do goleiro alvinegro.
Os sucessivos sustos passados pela defesa fizeram o Botafogo voltar a imprimir um ritmo mais veloz na partida e Herrera ao tentar cruzar acabou chutando a bola no travessão.
Aos 25 minutos, o técnico Joel Santana decidiu atender ao apelo da torcida e colocou o atacante uruguaio Loco Abreu em campo. E o Botafogo teve uma grande chance de ampliar aos 29 minutos quando Somália que entrou no lugar de Jancarlos fez lançamento perfeito para Caio que tentou encobrir o goleiro Getúlio Vargas que evitou o gol. No lance seguinte, o goleiro do Duque de Caxias evitou o gol em chute cruzado de Marcelo Cordeiro após passe de Herrera.
A tarefa do Botafogo poderia ter sido facilitada pela expulsão de Mayaro, mas o time de Joel Santana preferiu defender o resultado do que se arriscar em busca do terceiro gol. Só Caio ainda tentou mas o placar permaneceu inalterado até o final.