postado em 05/03/2010 14:35
O programa de incentivo a jovens pilotos mantido pela Ferrari contará com um brasileiro em 2011. A escuderia italiana anunciou nesta sexta-feira que o campeão da Fórmula Future Fiat, categoria apadrinhada por Felipe Massa e que estreia neste ano, passará a integrar o Ferrari Driver Academy.
A ideia da Fórmula Future Fiat é assumir o lugar da Fórmula Renault, extinta em 2006, e oferecer a alternativa de permanecer no país aos jovens que passagem pelo kart, atualmente impelidos a deixar o Brasil para tentar seguir a carreira de piloto no exterior.
O francês Jules Bianchi, um dos favoritos ao título na GP2 em 2010, foi o primeiro a passar pelo Ferrari Driver Academy, lançado no final do ano passado. Atualmente, os italianos Mirko Bortolotti (equipe Addax na GP3), Daniel Zampieri (equipe Pons Racing na World Series 3.5) e Raffaele Marciello (equipe JD Motorsport na Abarth) também integram o programa.
Com a meta de ser uma categoria-escola, a Fórmula Future Fiat terá um grid de 20 carros em sua primeira temporada. De acordo com uma recente mudança na legislação, pilotos que completem 16 anos até 31 de dezembro estão aptos a participar. Anteriormente, 16 anos era a idade mínima.