postado em 05/03/2010 19:09
A polêmica 'paradinha' poderá deixar de ser válida no futebol mundial. Neste sábado, a International Board, entidade responsável pelas regras da modalidade, discutirá o recurso utilizado por atacantes nas penalidades máxima em sua reunião anual, que ocorrerá na cidade de Zurique, na Suíça.
De acordo com as últimas declarações do presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), atacante como Neymar, Fred, Ronaldo, e, até mesmo, o goleiro Rogério Ceni, podem ter que abandonar a prática para ludibriar os arqueiros adversários.
"Isso não é justo. É uma infração, e o árbitro deve punir com o cartão amarelo. Se o jogador repetir, precisa ser expulso. Não é justo, é uma trapaça e precisa acabar", declarou o presidente da entidade máxima do futebol em setembro, quando esteve no Rio de Janeiro.
Somada a 'paradinha', a International Board discutirá outros temas polêmicos como a punição por cartão vermelho de um jogador que impede uma chance clara de gol por meio de um pênalti, a colocação de um chip nas bolas de futebol, que alertaria no momento em que ela ultrapassasse a linha do gol, e o aumento da autonomia na função do quarto árbitro.
Formada por quatro integrantes da Fifa e um representante de cada federação britânica: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Quatro votos da entidade máxima do futebol, além de dois da Comunidade do Reino Unido, bastam para uma mudança ser aprovada e homologada nas regras da modalidade.