postado em 07/03/2010 09:16
O primeiro clássico da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, será disputado neste domingo (7/3), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, e colocará em choque os líderes dos dois grupos da competição. Fluminense e Botafogo duelam pela terceira rodada em busca de um triunfo que deixará a vaga às semifinais ainda mais perto para o vencedor.O Tricolor iniciou a rodada dividindo a ponta do grupo A com o Flamengo, ambos com seis pontos, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Realidade parecida possui o Glorioso no grupo B, com os mesmos seis tentos do Vasco, contudo, deixando o cruz-maltino atrás em relação ao número de gols marcados.
Para tornar o jogo deste domingo ainda mais "apimentado", os dois times confirmaram seus favoritismos no meio de semana, ganhando seus compromissos de quinta-feira. O Fluminense atropelou o Tigres do Brasil por 3 a 0, enquanto o Botafogo sofreu um pouco mais para fazer 2 a 1 no Duque de Caxias.
Fica agora a expectativa do comportamento das duas torcidas. Isso porque a média de público na competição tem sido muito fraca. Na rodada passada, somando os jogos dos quatro grandes, menos de seis mil pessoas estiveram presentes nos estádios.
Em um cenário onde os times de menor investimento estão cada vez mais distantes tecnicamente dos favoritos, a classificação para as semifinais dos turnos tem ficado pela mais tranquila para os quatro grandes. Mesmo assim, os treinadores das duas equipes entendem ser importante vencer um clássico.
"Clássico muda tudo na vida de um grupo e de um grande clube. Muitas vezes um time vem sendo muito criticado dentro de campo, ganha de um rival tradicional e muda completamente o ambiente. Na semana seguinte ao jogo fica todo mundo sorrindo, feliz pelo que aconteceu. O efeito contrário acontece em caso de derrota. Portanto, precisamos fazer um bom jogo contra o Botafogo e conquistar o resultado", afirmou Cuca, técnico do Fluminense.
Joel Santana, comandante do Botafogo, concorda com companheiro de profissão e entende que vencer os clássicos no segundo turno é importante até mesmo em termos de classificação para as semifinais.
"Nós enfrentamos até aqui dois times de menor investimento na Taça Rio, Americano e Duque de Caxias, e sinceramente não tivemos facilidade contra nenhum dos dois. Penamos muito para conseguirmos vencer e poderíamos ter tropeçado. Portanto, não podemos ficar contando que vamos ganhar de todos esses times daqui até o fim do Campeonato Carioca", alertou o Natalino, antes de elogiar o desempenho das equipes ;menores; na competição.
"Basta olhar que Boavista e Olaria chegam para esta rodada com os mesmos 100% de aproveitamento dos grandes e ainda vamos jogar contra os dois. Dessa forma a importância dos clássicos, em termos de pontuação, é enorme", disse Joel.
Os jogadores das duas equipes concordam com a importância da partida deste domingo e esperam um jogo aberto no Maracanã, com muitas chances de gols.
"As duas equipes estão em uma boa condição na tabela de classificação e por isso mesmo podem ser ousadas neste clássico. Como estamos com 100% de aproveitamento, assim como o Fluminense, podemos arriscar perder um ponto na luta para conquistarmos três e darmos um passo gigantesco rumo à classificação. Estou confiante em um jogo bem empolgante, aberto e com muitas oportunidades de gol", espera o volante Leandro Guerreiro.
Pensamento parecido tem o lateral direito Mariano, dono da posição no Fluminense. O jogador entende que os torcedores que forem ao estádio verão um bom jogo. Por isso, convocou os tricolores a lotarem o Maracanã e darem apoio ao time. Ele lembrou que o regulamento da Taça Rio não desvaloriza os clássicos.
"Precisamos ganhar essa partida, pois temos os times de menor investimento na nossa cola, como Boavista e Olaria. Na Taça Rio não há confronto direto dentro do grupo e por isso não é muito bom ficarmos para trás. Dessa forma é muito importante que a nossa torcida chegue junto mais uma vez", convocou Mariano.
Para este compromisso, Cuca espera poder contar com o zagueiro Gum, que se recupera das dores na região pubiana que o tiraram do choque contra o Tigres do Brasil. Caso seja vetado, Leandro Euzébio segue no setor. Já o Botafogo está definido. O atacante Loco Abreu, que começou o confronto diante do Duque de Caxias no banco de reservas, reaparece na vaga de Caio.
O uruguaio chegou ao Brasil na última quinta-feira, exatamente na data do duelo contra o representante da Baixada Fluminense, e foi preservado por Joel Santana. Abreu acabou convocado pela seleção do seu país para um amistoso contra a Suíça.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x BOTAFOGO
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de março de 2010, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Silbert Sisquim (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)
FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Leandro Euzébio (Gum), Cássio e Júlio César; Diogo, Diguinho, Éverton e Darío Conca; Wellington Silva e Fred
Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Jéfferson; Fahel, Fábio Ferreira e Wellington; Jancarlos, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e ;Loco; Abreu
Técnico: Joel Santana