postado em 07/03/2010 20:33
Um dos favoritos ao título da temporada 2010 da Fórmula 1, Felipe Massa acredita que o fim do reabastecimento durante as corridas vai tornar as provas mais técnicas, ao menos em seu início. O próximo Mundial começa no dia 14 de março, com o GP do Bahrein."Será uma mudança grande. O tanque cheio terá uns 180 litros. Na média, em uma pista como Barcelona, a cada 10kg de combustível você fica uns 0,3s mais lento. Imagine como será com 160kg. Muda muito o jeito de guiar e também a reação do carro, que vai melhorando conforme o combustível for abaixando. Além disto, o pneu também vai desgastando e a corrida ficará difícil, mais técnica até a primeira parada para troca dos compostos", analisou o piloto.
O ferrarista também demonstrou concordância com a percepção de que não há uma equipe muito à frente das rivais neste início de temporada - durante os testes coletivos de janeiro, Ferrari, Red Bull, McLaren e Mercedes apresentaram o melhor desempenho.
"Até Barcelona, não vimos muita surpresa, só muitas equipes brigando 0s1, 0s2 de diferença... Tenho certeza que vai ser um campeonato bem competitivo", avaliou o paulista, que, no entanto, não descarta a possibilidade de alguém vencer com clara superioridade no Oriente Médio.
"Surpresa sempre pode ter. Para a primeira corrida, algum time pode conseguir peças novas ou melhorar a aerodinâmica. Sem dúvida pode haver uma equipe que melhore. Muita coisa pode mudar em um dia na Fórmula 1. Então, temos que trabalhar", ensinou.
Brasil
Em Interlagos neste domingo, Massa também falou sobre a Fórmula Future Fiat, categoria apadrinhada por Felipe Massa que dará ao campeão de seu ano de estreia a chance de integrar o programa de desenvolvimento da Ferrari.
"Se eu tiver a chance de ajudar os pilotos do Brasil conseguirem disputar campeonatos da Europa e chegar à Fórmula 1, vou fazer com o maior carinho. Sofri bastante na minha careira, então é importar ajudar. Ainda não havia uma categoria escola no Brasil e este será um trabaho super bem feito para auxiliar o nosso automobilismo", declarou, lembrando que também está dando apoio ao Troféu Linea (carros de turismo) e para o 600 SuperSport (motos).