postado em 09/03/2010 08:20
O Arsenal, da Inglaterra, terá um desfalque importante para o jogo desta terça-feira, às 16h45 (transmissão da TV Gazeta, em parceria com o Esporte Interativo, a partir das 16h30), quando enfrentará o Porto, de Portugal, no Emirates Stadium, pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa: o meia e capitão Cesc Fabregas ficará de fora por lesão. Os Gunners terão que vencer o jogo para se classificar, já que na primeira partida os lusos venceram por 2 x 1.Espanhol de 22 anos, Fabregas foi responsável por 17 gols e 17 assistências na temporada. O camisa 4 participou diretamente de 42% dos gols de seu time no Campeonato Inglês (14 gols e 15 assistências) e 38% na Liga dos Campeões (três gols e duas assistências).
"Cesc é o espírito do time", sintetizou o goleiro Almunia. "Ele é nosso capitão, um jogador fantástico e toda vez que ele não está em campo nós perdemos muito. Ele nos fará muita falta mas eu penso que temos jogadores 100% comprometidos para este jogo", completou o camisa 1 dos Gunners.
Para a posição, o técnico Arsene Wenger poderá escalar o francês Abou Diaby ou ainda o tcheco Tomas Rosicky. Na defesa, William Gallas é mais uma vez desfalque e será substituído pelo experiente Sol Campbell. De qualquer forma, o treinador respeitou o Porto, que no Campeonato Português é apenas o terceiro, 11 pontos atrás do líder (Benfica).
"Acho que ninguém será complacente. Sabemos que vai ser um jogo complicado, mas acreditamos que vamos conseguir. Estamos confiantes e em boa posição, se marcarmos um e não cedermos nenhum, nos classificamos", analisou o treinador da equipe inglesa.
Do outro lado, o destaque do Porto será o retorno do atacante brasileiro Hulk, que está suspenso até o final do Campeonato Português por ter brigado em um clássico contra o Benfica, mas está liberado em torneios internacionais para defender sua equipe e manter vivo o sonho de disputar uma Copa do Mundo.
Entretanto, o técnico português Jesualdo Ferreira não poderá contar com o volante brasileiro Fernando Reges, que está se recuperando de uma contusão. No banco, o técnico não terá como opções os atacantes Ernesto Farias e Orlando Sá.
O comandante do time declarou que o objetivo de sua equipe é marcar gols fora de casa (caso marque um, obrigaria o Arsenal a fazer 3 para se classificar sem prorrogação ou pênaltis, uma vez que vale o gol fora).
"Temos confiança que somos capazes de fazer gols. Pelo nosso espírito e pelo do Arsenal, será com certeza um jogo equilibrado", analisou. "Será um jogo definido por detalhes e a equipa do Arsenal é muito rica em detalhes tácticos, mas nós temos as nossas armas", avaliou Jesualdo.
Contra o Porto, o retrospecto: a equipe portuguesa nunca venceu nenhuma partida em solo inglês. Porém, o treinador do Porto mostrou-se confia nos seus jogadores. "Há sempre uma primeira vez", desejou.
FICHA TÉCNICA - ARSENAL X PORTO
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Data: 9 de março de 2009, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)
Assistentes: Peter Hermans e Walter Vromans (ambos da Bélgica)
ARSENAL: Almunia; Sagna, Sol Campbell, Vermaelen e Clichy; Alexander Song, Denílson, Abou Diaby (Tomas Rosicky), Andrei Arshavin e Samir Nasri; Nicklas Bendtner.
Técnico: Arsene Wenger.
PORTO: Helton; Jorge Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Raúl Meireles, Rúben Micael, Tomás Costa (Fredy Guarín) e Mariano González; Varela (Hulk) e Falcao García.
Técnico: Jesualdo Ferreira.