Agência France-Presse
postado em 09/03/2010 12:23
O Milan tentará uma incrível façanha na quarta-feira em Old Trafford contra o Manchester United, depois que a equipe inglesa derrotou os milaneses na partida de ida no San Siro por 3-2, pela Liga dos Campeões, confiante em uma boa atuação de Ronaldinho.
O craque brasileiro, em excelente forma, tem uma grande chance de mostrar que tem condições de ser convocado pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul.
A história é conhecida: sem ter chegado ainda aos 30 anos, Ronaldinho, melhor jogador do mundo em 2005, parecia praticamente perdido, com alguns quilos a mais e se entregando à vida noturna. Suas jogadas magistrais permaneciam em seu repertório, mas não tinha condições físicas e sequer se dedicava.
A chegada nesta temporada de Leonardo ao comando do Milan serviu para que recuperasse a confiança e a responsabilidade, e Ronaldinho voltou a exibir um futebol clássico, a ponto de a equipe deixar a dependência de Kaká, que foi para o Real Madrid, para a de Ronaldinho.
Neste aspecto, os números bastam para explicar: dos doze últimos gols marcados por sua equipe em todas as competições, o jogador teve participação em cada um deles, marcando gols, distribuindo jogadas ou dando o passe decisivo.
E quando seu ritmo cai, como na partida contra a Roma no sábado, a consequência é imediata: o Milan não marca (0-0). Desde o início da temporada, marcou doze gols (seis deles de pênalti) e deu 15 passes decisivos. Mas, embora tenha conquistado a Lombardia e a Itália, o ex-jogador do Barça, de 28 anos, deve passar para um nível superior, ou seja, reconquistar a Europa e mostrar que está entre os melhores jogadores do mundo.
Se quiser repetir a vitória conquistada nas Liga dos Campeões de 2006 com o Barcelona, sua equipe terá de ganhar no Old Trafford por pelo menos dois gols de diferença.
Na partida de ida das oitavas de final, apesar da derrota por 3-2, Ronaldinho, autor do primeiro gol e da assistência para o segundo, marcado por Clarence Seedorf, foi escolhido o melhor de um Milan castigado pela maior efetividade do Manchester.
Na quarta-feira, o brasileiro precisará dar um show para esperar surpreender o Manchester United. Silvio Berlusconi, dono do clube, já disse que Ronaldinho deverá ser "o homem decisivo" na Inglaterra.
"É o jogador de maior potencial, ele que é capaz de fazer a diferença com sua magia", declarou o chefe do governo italiano à Gazzetta dello Sport, exortando o craque a fazer algo grande: "Deve estar convencido de jogar mais à frente e buscar ser mais decisivo diante do gol". Motivação extra para Ronaldinho: a Copa do Mundo. Se Dunga continuar ignorando o jogador, terá mais problemas para manter sua postura caso o Milan elimine os Red Devils.