postado em 10/03/2010 00:04
O jogo entre Universidad Católica e Universidad do Chile, nesta terça-feira, teve todos os ingredientes que costumam compor um clássico. Em um jogo de muita velocidade, catimba e falhas, válido pela segunda rodada do grupo 8 da Copa Libertadores, o placar final apontou o justo empate por 2 a 2.
A igualdade deixa a Universidad do Chile na liderança da chave, com quatro pontos ganhos, um a mais que o Flamengo. Já a Católica conquista o primeiro ponto no torneio e fica na terceira colocação. A equipe brasileira pode retomar a ponta nesta quarta, quando pega o lanterna Caracas, na Venezuela.
Desde os primeiros lances, a partida começou a se desenhar com uma forte disputa de meio-campo. As duas equipes buscavam espaço, e aos 19 minutos os visitantes abriram a contagem. Após cobrança de escanteio, Olivera viu a zaga rival se atrapalhar e não desperdiçou, mandando de peito para a rede.
A resposta da Católica demorou apenas dois minutos. Embalados pelo apoio de sua torcida, a equipe da casa partiu imediatamente para o empate. Matias Rubio invadiu a área e recebeu lançamento quase de costas. Mas um rápido giro foi o suficiente para poder chutar caindo e mandar para o fundo do gol.
A intensidade do clássico só aumentou com o passar do tempo. Os primeiros cartões amarelos apareceram, mas o placar seguiu inalterado até o momento do intervalo. Na segunda etapa, a partida ganhou ainda mais em velocidade e abriu espaços para os dois lados chegarem com perigo às metas.
Com 25 minutos do segundo tempo, o meio-campista Francisco Silva recebeu passe na intermediária, colocou a bola na frente e arriscou de longe. Esteban Conde, goleiro da Universidad do Chile, se deitou no chão para fazer a defesa, mas deixou que ela entrasse entre suas pernas, colocando a UC na frente.
Quando o clássico se encaminhava para seu final, os visitantes surpreenderam e calaram a maioria no Estádio San Carlos de Apoquindo. Já nos acréscimos da etapa final, Edson Puch se antecipou à defesa da Católica e cabeceou firme para o fundo do gol, fechando a conta e garantindo a igualdade no marcador.