postado em 10/03/2010 10:38
Apesar de o Brasil ainda estar engatinhando no que se refere à preparação para sediar a Copa do Mundo de 2014, não apenas em relação à construção e modernização de estádios, mas também em obras de infraestrutura e segurança, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não está preocupado.Em entrevista para a Associated Press, Lula mostrou tranquilidade com relação às críticas que têm sido feitas ao país, principalmente no quesito segurança. E mandou um aviso otimista aos incrédulos do sucesso pleno da competição.
"O problema da segurança não é só da polícia. O problema da segurança é a presença do Estado na comunidade e o Estado está trazendo educação, cultura, saúde, trabalho. Está oferecendo oportunidades para a sobrevivência", pontuou. "O Brasil está preparado para organizar a Copa do Mundo, a mais incrível já vista", emendou, exalando confiança.
Para aumentar ainda mais a eficiência no setor de segurança, a aposta de Lula é na inteligência. "Estamos apostando na inteligência. Estamos apostando na contratação de mais policiais federais, nós estamos apostando no Pronaf (programa anti-violência) e estabelecimento de políticas de vigilância e segurança da comunidade. Isso está sendo colocado em prática em várias regiões do Brasil".
Finalista em 2010
Antes de ver o time verde e amarelo atuar em casa, no entanto, Lula já avisou que estará na África do Sul para acompanhar de perto os comandados de Dunga. Na final: "Estou tão otimista que, quando eu estava no México com o presidente (Felipe) Calderón e ele me perguntou se iria para a abertura da Copa do Mundo, eu disse que eu não estou indo para a estreia, eu estou indo para a final", concluiu.