postado em 11/03/2010 11:31
O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, acredita que a temporada 2010 da Formula 1 será muito diferente das demais: mais aberta e empolgante, para os fãs, e mais dura para os pilotos e construtores. Para ele, a nova regra do fim do reabastecimento fará incentivar as ultrapassagens na pista, e o desempenho desigual dos carros por conta do uso da gasolina.
"Eu acredito que terão mais ultrapassagens, é provável. Acho que será uma mistura porque eventualmente teremos carros melhores com menor quantidade de combustível, ou maior, ou até mesmo igual, e isso trará essa possibilidade", analisou Rubinho. "Isso depende do tráfego, mas pelo menos nas duas primeiras voltas, quando um piloto vai aos boxes ele irá buscar as ultrapassagens, mas a diferença de velocidade pode ser maior que um segundo, e aí estamos falando de uma oportunidade de passar o rival", explicou Barrichello.
Um dos poucos pilotos que viveu a fase da categoria em que os reabastecimentos eram proibidos - a última fase foi em 1993, e Michael Schumacher estava também presente - Rubinho relembrou as diferenças para a época de 17 anos atrás, e, como todos, observou a evolução da categoria como determinante da comparação.
"Eu acho que é diferente de 1993 porque às vezes dizemos que estamos cuidando do carro, mas todos vãos aos boxes para trabalhar e saem para a pista com os pneus e a quantidade de combustível que tiver no carro. Lembro que em 1993 existiam placas com os dizeres "mantê-lo em linha reta", ou "atentar para os pneus" ou "cuidar do motor". Não acho que sejamos capazes de fazer isso estes dias", completou Barrichello.