postado em 11/03/2010 18:43
Após a primeira partida das oitavas de final da Liga Europa, a vaga para a próxima fase da competição segue em aberto, com ligeira vantagem francesa. Em uma partida sonolenta na França, o Lille conseguiu achar um tento e bateu o Liverpool por 1 x 0, levando uma razoável vantagem para a decisão no Anfield Road.Teoricamente favorito por ter vindo da Champions, o time inglês não mostrou nada do que vinha exibindo na retomada que estava vivendo e voltou à má fase. Com o insucesso, a equipe de Gerrard e Fernando Torres - que pouco fizeram - precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença em casa.
O segundo duelo, marcado para o dia 18 de março em Anfield Road, decide quem será o quadrifinalista da Liga Europa. Caso os Reds, que não podem pensar em outro resultado senão a vitória, vença por 1 x 0, a partida irá para a prorrogação e pênaltis. Se sofrer gols e ainda assim vencer por um tento de diferença, a vaga é francesa. Se ganhar por dois gols ou mais, não importando os tentos sofridos, avança.
O jogo
O primeiro tempo da partida no Lille-Metrópole foi fraco. Mesmo em casa, os franceses dominavam a posse de bola, mas não tinham qualidade suficiente para sobrepujarem os Reds, que, totalmente desordenados, não tinham organização suficiente para ameaçarem a meta de Landreau, exceto em uma boa chance de Ryan Babel aos 27 minutos.
Aos sete minutos do segundo tempo, o meio-campista Cabaye recebeu passe à frente, invadiu a área em posição legal e tocou cruzado na saída do goleiro Reina, mas o árbitro já marcava posição irregular.
Com o passar do tempo, os anfitriões começaram a dominar a partida, aproveitando-se do nervosismo do Liverpool, e ameaçaram a meta de Reina em mais algumas oportunidades, em uma pancada de Frau, obrigando o goleiro a intervir, em um cruzamento de Hazard que Agger quase desviou contra a própria meta, e em outra chance de Cabaye, de longe.
No entanto, o gol do LOSC estava guardado. Aos 39 minutos do segundo tempo, Hazard bateu falta da esquerda, a bola passou intacta por toda a área inglesa e surpreendeu o arqueiro Reina, entrando no cantinho e dando a vantagem ao time francês.
Animado, o Lille teve uma chance para matar o jogo no lance seguinte, Aubameyiang, cara a cara com o goleiro, chutou na trave. O Liverpool ensaiou uma pressão no final, mas não conseguiu reverter o resultado negativo.
Sem Grafite, Wolfsburg arranca empate em Kazan
Na fria cidade de Kazan, o Wolfsburg sofreu, mas conseguiu arrancar um empate por 1 x 1 do Rubin, no estádio Centralniy em péssimas condições. Devido ao clima e à neve no gramado, as equipes jogaram com uma bola laranja, que balançou pela primeira vez as redes aos 20 minutos, em uma cabeçada de Noboa a favor do time anfitrião.
Sem Grafite, lesionado, o ataque dos "Lobos" foi formado por Martins e Dzeko, mas o tento de empate só saiu graças ao meio-campista Misimovic, que recebeu na esquerda, cortou para o meio e soltou um lindo chute no ângulo aos 29 minutos do segundo tempo.
Com o gol fora de casa, a equipe de Josué, presente neste confronto, leva a vantagem do empate sem gols para a Volkswagen Arena, sede do segundo duelo, também marcado para o dia 18 de março.