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Hora de roncar os motores na Fórmula 1

Uma das temporadas mais equilibradas dos últimos anos começa hoje com o primeiro treino livre para o GP do Barein. Rubens Barrichello prevê campeonato com muitas ultrapassagens

postado em 12/03/2010 08:46
Sakhir (Bahrein) ; Após uma pré-temporada de indefinições, o Mundial de Fórmula 1 vai começar. Com as 12 equipes e os 24 pilotos definidos, chegou o momento de trocar as especulações pelo ronco dos motores. A partir da madrugada de hoje, os carros vão para a pista no Barein, a primeira das 19 etapas de um campeonato que tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos. A corrida está marcada para domingo, às 9h.

[SAIBAMAIS]Até 19 de novembro, quando a temporada chegar ao fim no GP dos Emirados Árabes, não faltarão atrativos: o retorno do heptacampeão Michael Schumacher, as novas equipes, os quatro pilotos brasileiros, o duelo vermelho entre Felipe Massa e Fernando Alonso. Tudo isso começa a ganhar corpo às 4h, quando tem início o primeiro treino e os quatro times favoritos ao título ; Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes GP (ex-Brawn GP) ; terão a chance de confirmar o bom desempenho dos testes.

Rubens Barrichello, agora na Williams, acredita que a temporada será muito diferente das demais: mais aberta e empolgante para os fãs e mais dura para os pilotos e construtores. Na avaliação do brasileiro, a nova regra do fim do reabastecimento vai incentivar as ultrapassagens na pista e o desempenho desigual dos carros por conta do uso da gasolina.

;Eu acredito que serão mais ultrapassagens. Acho que será uma mistura porque eventualmente teremos carros melhores com menor quantidade de combustível, ou maior, ou até mesmo igual, e isso trará essa possibilidade;, analisou Rubinho. ;Isso depende do tráfego, mas pelo menos nas duas primeiras voltas, quando um piloto vai aos boxes, ele irá buscar as ultrapassagens, mas a diferença de velocidade pode ser maior que um segundo, e aí estamos falando de uma oportunidade de passar o rival;, explica Barrichello.

Experiência
Um dos poucos pilotos que viveu a fase da categoria em que os reabastecimentos eram proibidos ; o último ano foi em 1993, e Michael Schumacher estava também presente ; Rubinho relembrou as diferenças para a época de 17 anos atrás e, como todos, observa a evolução da categoria como determinante da comparação.

;Eu acho que é diferente de 1993 porque às vezes dizemos que estamos cuidando do carro, mas todos vão aos boxes para trabalhar e saem para a pista com os pneus e a quantidade de combustível que tiver no carro. Lembro que naquele ano existiam placas com os dizeres ;mantê-lo em linha reta;, ou ;atentar para os pneus; ou ;cuidar do motor;. Não acho que sejamos capazes de fazer isso estes dias;, completa Barrichello.


Sauber miniza polêmica dos pneus
; O espanhol Pedro de la Rosa não deu importância para a polêmica vantagem que a sua equipe, a Sauber, tem quanto aos jogos de pneus que irá utilizar no começo da temporada. Uma análise feita pela Bridgestone revelou que o C-29, modelo da Sauber, consegue prolongar a duração dos pneus, algo fundamental após a nova regra que proíbe o reabastecimento. ;Eu não acho que a informação (dos pneus) seja relevante. Fomos para o inverno treinar com temperaturas muito baixas, e agora nós voltaremos à realidade;, analisou o piloto de 39 anos.


O sonho de Rosberg

Nico Rosberg revelou que está confiante para a atual temporada da F-1. O alemão acredita que terá chances de igualar as condições com o companheiro de equipe, Michael Schumacher, sete vezes campeão entre 1994 e 2006.

Rosberg deixou a Williams, e será dirigido por Ross Brawn, que tem um longo histórico profissional com Schumacher. Esperando aprender, ele quer provar o seu talento e se comparar a Michael ; nos testes ocorridos em Barcelona, Nico foi o mais rápido dentre os dois pilotos.

;Estou indo para esta temporada com otimismo. Me sinto confortável dentro do carro, confiante. Mas ao mesmo tempo eu sei que será difícil como sempre foi, obviamente, porque tenho um parceiro de equipe forte. Então teremos que aguardar e observar o que acontece", afirma o alemão, que quer utilizar a experiência do heptacampeão em prol de seu próprio crescimento.

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