postado em 12/03/2010 14:23
Campeão da Champ Car nos anos de 2000 e 2001, o brasileiro Gil de Ferran estreia na tarde deste domingo como dono de equipe na Fórmula Indy, categoria na qual todos os carros são iguais. A primeira corrida da De Ferran/Luczo Dragon em São Paulo faz com que o ex-piloto se lembre da infância e precise controlar a emoção.
"Correr aqui na minha estreia como dono de equipe é fantástico. Está sendo muito emocionante, mesmo fora do cockpit", declarou o brasileiro, vencedor da edição de 2003 das tradicionais 500 Milhas de Indianápolis, durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira.
Para De Ferran, caminhar pelo circuito de rua armado na região do Anhembi tem um sabor especial. "Eu cresci no Alto da Lapa e costumava andar de kart numa pista que tinha aqui no Anhembi quando era criança. Precisamos encarar as coisas de uma forma racional e não deixar a emoção tomar conta, porque temos muito trabalho a fazer", disse.
Premiado como estreante do ano em 2009, o piloto Raphael Matos quer aproveitar ao máximo a convivência com o proprietário da equipe. "O Gil de Ferran dispensa apresentações e tem muita bagagem. Contar com ele é uma vantagem imensa, pois sei que estamos no caminho certo e tenho a chance de aprender muito", afirmou.
Diferente da Fórmula 1, na Indy todas as equipes contam com as mesmas peças e carros. A igualdade de condições aumenta a possibilidade dos times iniciantes, principalmente em um inédito circuito de rua, como é o caso da prova de abertura da categoria em São Paulo.
"A igualdade dá condição de vencer uma corrida a qualquer piloto que tenha patrocínio. Às vezes, os 12 primeiros estão no mesmo segundo. As equipes com orçamento maior têm mais chance, mas aproxima mais. Uma equipe nova e pequena pode vencer", disse Tony Kanaan, da tradicional Andretti Autosport, campeão em 2004.
Apesar da teórica igualdade de condições, a De Ferran/Luczo Dragon mantém a cautela. "A evolução da equipe demora e precisamos de tempo para coletar resultados. Somos um time jovem e que acabou de passar por uma fusão. Esse carro vem sendo usado há sete anos, então as outras equipes já têm muita informação sobre ele", encerrou Matos.