postado em 13/03/2010 19:12
Principal artilheiro do Atlético Mineiro na temporada, Obina não havia comemorado um gol no Mineirão, à frente da sua fanática torcida. No entanto, a espera teve um final neste sábado (13/3). Com um gol do folclórico atacante, o décimo dele na temporada, o Galo derrotou a Caldense pelo placar de 4 a 0 e se manteve tranquilo na zona de classificação à segunda fase do Campeonato Mineiro.
[SAIBAMAIS]Somado a Obina, o volante Fabiano também apareceu com destaque no duelo deste sábado. Embora não esteja muito acostumado a encontrar as redes adversárias, o jogador assinalou dois tentos e brilhou na goleada atleticana. Com a vitória definida na primeira parte da segunda etapa, Luxemburgo deu-se ao luxo de colocar o experiente Marques, ovacionado pela torcida ao entrar em campo.
Com os três pontos desta noite, o Atlético Mineiro alcançou os 15 pontos na tabela de classificação, três atrás do arquirrival e líder Cruzeiro, que entra em campo neste domingo, às 17 horas (de Brasília), para encarar o América-MG. Por sua vez, a Caldense permanece estacionada com apenas seis tentos, beirando a zona de rebaixamento.
Embalado pela atuação convincente deste final de semana, o Atlético Mineiro terá uma semana para trabalhar sua equipe. No próximo domingo, às 17 horas, o Galo entra em campo para enfrentar o Villa Nova, fora de casa. Em seguida, às 19h30, a Caldense encara o Ipatinga, atual vice-líder do estadual.
O jogo
Para quem ocupa a quinta colocação no Campeonato Mineiro e dependia da vitória para não correr o risco de deixar o grupo dos oito melhores da competição, que garantirá um lugar na segunda fase, o Atlético Mineiro começou a partida muito mal. Logo aos três minutos, a Caldense por pouco não silenciou o Mineirão. Após cruzamento de Radar, Bortolato, livre dentro da área, cabeceou para fora.
O susto acordou o Galo, que passou a dominar o confronto. As investidas da equipe de Wanderley Luxemburgo ocorriam, principalmente, pela ala direita, onde Coelho aproveitava a liberdade concedida por Radar. Aos 12 minutos, o lateral atleticano recebeu de Ricardinho e soltou a bomba. Bem posicionado, Marcão espalmou e evitou o tento dos mandantes.
Principal homem de criação do Atlético, Ricardinho acabou deixando o gramado aos 23 minutos, quando acusou uma lesão na panturrilha. No seu lugar, entrou Evandro. E, com o antigo jogador de Palmeiras e Goiás, o Galo subiu na partida e amadureceu seu primeiro gol no jogo. Aos 28, o meia tocou para Júnior, que bateu cruzado. A bola atravessou toda a área da Caldense, contudo, nenhum jogador alvinegro aproveitou para abrir o marcador.
Entalado, o grito de gol da torcida do Atlético Mineiro ficou ainda mais perto de ser solto aos 37, quando Coelho acertou a trave. No rebote, Fabiano também carimbou o poste. Mas, três minutos depois, Marcão, e sua sorte, não puderam segurar o Galo. Após lançamento longo, Renan Oliveira dominou e bateu com categoria, no ângulo direito do camisa 1 da Caldense, estufando as redes do Mineirão.
A vitória na primeira etapa amenizou a pressão sofrida pelo time de Luxemburgo. Mais solto na segunda etapa e arriscando mais os chutes de média distância, o Atlético Mineiro aumentou a diferença logo aos quatro minutos. Depois de excelente trama ofensiva, Muriqui encontrou Fabiano livre. O volante ajeitou para o pé direito e soltou a bomba de fora da área. O arremate perfeito encontrou o ângulo esquerdo de Marcão, que não pôde fazer nada para evitar o segundo.
Embalado e tranquilo, o Atlético Mineiro modificou o placar novamente aos seis minutos. Muriqui, novamente, descolou um grande passe para Renan Oliveira, que cruzou na medida para Obina na pequena área. Destaque do Galo na temporada, o folclórico atacante teve apenas o trabalho de tocar para as redes e comemorar seu primeiro gol no Mineirão com a camisa atleticana.
No entanto, a facilidade encontrada pelos donos da casa transformou a vitória em goleada. Aos 17 minutos, Renan Oliveira, completamente livre na ponta direita, cruzou para dentro da área e encontrou Fabiano, que desviou de cabeça e estufou as redes de Marcão. Goleada e festa atleticana no Estádio Magalhães Pinto.
Com os três pontos garantidos, Wanderley Luxemburgo promoveu o início da festa nas arquibancadas aos 21 minutos, quando tirou Renan Oliveira, um dos melhores em campo, e colocou o experiente atacante Marques, um dos ídolos da torcida. Outro que rumou aos vestiários, ovacionado, foi o volante Fabiano, que deixou o jogo logo em seguida. O clima de felicidade, dessa forma, permaneceu até o apito final.