postado em 13/03/2010 21:43
Para dois times que sonham com vaga na semifinal do Campeonato Paulista, Portuguesa e São Caetano deixaram a desejar na noite deste sábado, no Canindé. Com futebol 'magro', quem levou a melhor foi a Lusa, que contou com gol de cabeça do zagueiro Domingos para vencer por 1 a 0, encostando no grupo dos quatro melhores da competição.
Com o resultado, a Portuguesa deixa o Azulão para trás na classificação: antes do fim da rodada, assume a 6ª colocação, com 22 pontos ganhos. Já o time do ABC Paulista permanece com 20 pontos, na 7ª colocação. A vitória foi conquistada em um dia de comemoração: foi a 150ª partida do técnico Vagner Benazzi no comando do time do Canindé.
Na próxima rodada, a Portuguesa vai ao interior paulista encarar o Monte Azul. O duelo está marcado para as 15 horas (de Brasília) do sábado, no Estádio do AMA, em Monte Azul. Já o São Caetano volta ao Anacleto Campanella, no ABC Paulista, para receber o Oeste às 11 horas do próximo domingo.
O jogo - No início de partida, a Portuguesa não quis saber de 'estudar' o adversário e tentou fazer pressão imediata. Apesar disso, levou o primeiro susto do duelo. Aos 4 minutos, em contra-ataque, Eduardo recebeu passe dentro da área e tocou na saída de Fábio. A bola desviou no corpo do arqueiro e passou rente à trave, enquanto o assistente anotava posição de impedimento.
Aos poucos, a Lusa alcançou seu objetivo e passou a pressionar o rival. Aos 22 minutos, após sério de escanteios cobrados pelo anfitrião e afastados pela zaga do Azulão, Henrique invadiu a área pela direita e bateu cruzado, mas Luiz se esticou e espalmou para fora. A pressão continuou e, aos 29 minutos, novo escanteio acabou resultado no primeiro gol do duelo.
O zagueiro Domingos aproveitou seu porte físico avantajado para ganhar a disputa no miolo da zaga e completar de cabeça para o fundo das redes, após cobrança de Marco Antônio. No final da primeira etapa, a Lusa ainda perdeu chance incrível: Luiz Carlos ganhou dividida no campo de ataque após chutão da defesa, pedalou dentro da área e tocou na saída de Luiz, mas o arqueiro do Azulão conseguiu espalmar a bola.
O São Caetano começou o segundo tempo com ritmo diferente, mais incisivo e perigoso. Logo aos 2 minutos, Eduardo recebeu na intermediária e bateu de primeira, com força, obrigando Fábio a fazer grande defesa. Pouco depois, em boa jogada pela esquerda, Luciano Mandi deixou a bola passar em cruzamento dentro da área, mas Éverton Ribeiro pegou mal e mando por cima.
O marasmo criativo pelo qual passou o time rubro-verde no segundo facilitou para o Azulão, que passou a manter a Lusa em seu campo de defesa. Apesar disso, foram poucas oportunidades claras: a maioria das finalizações acabou travada ou desviada pela zaga lusitana. A Lusa só foi aparecer bem aos 25 minutos, em finalização de Paulo Sérgio cortada por Marcelo Batatais.
O time rubro-verde reequilibrou a partida após a entrada do atacante uruguaio Biscayzacu, que deu mais mobilidade ao ataque. O jogador chegou a marcar um gol aos 32 minutos, mas o árbitro já havia parado a jogada. Pouco depois, Héverton lançou Fabrício dentro da área, mas Luiz saiu do gol bem para evitar o segundo gol do time anfitrião.
O São Caetano perdeu sua melhor chance de empatar aos 39 minutos, quando Luciano Mandi recebeu cruzamento rasteiro no miolo da área e, cara a cara com Fábio, tocou mal de primeira, mandando a bola para fora. Nos minutos finais, a Lusa se concentrou no campo de defesa, mais preocupada em segurar a importante vitória na 150ª partida de Vagner Benazzi no comando da equipe.