postado em 14/03/2010 13:38
Depois de uma certa hesitação por conta da chuva, a etapa de abertura da Fórmula Indy foi iniciada pouco depois das 13h deste domingo (14/03). Logo na primeira curva após a largada lançada, um acidente envolvendo vários pilotos provocou a paralisação da prova no Circuito do Anhembi.Os protagonistas do acidente foram o brasileiro Mário Moraes, da KV, e o norte-americano Michael Andretti, da equipe de sua família. O carro do piloto da casa subiu em cima do veículo do adversário e a Penske do brasileiro Hélio Castroneves também acabou atingida.
Mário Moraes levantou rapidamente do cockpit e saiu caminhando, mas Andretti teve sua saída impedida pelo carro do adversário. O pessoal médico da prova interveio e retirou a KV do brasileiro de cima do norte-americano, que saiu aparentemente em bom estado e em seguida foi liberado pelos médicos.
"Foi uma pena, porque a gente trabalhou muito para esse final de semana acontecer. Na largada, tinha muita poeira e não deu para ver nada. Quando percebi, os carros estavam parando 500 metros antes da curva por causa de um acidente na frente. Tentei parar, mas perdi a traseira e não deu para segurar o carro", disse à Rádio Bandeirantes Mário Moraes, que acertou com a KV nos últimos momentos.
Hélio Castroneves parou quatro vezes nos boxes para trocar as peças danificadas. Vários pilotos também aproveitaram a situação para visitar os boxes. Neste período, a chuva que passou rapidamente pelo Circuito do Anhembi e chegou a ameaçar a largada se afastou.
Alguns pilotos brasileiros foram beneficiados pelo acidente. Tony Kanaan, da Andretti, ganhou duas posições e figura no quarto posto. Já Raphael Matos, da De Ferran/Luczo Dragon, largou em 12 e pulou para o quinto lugar. Para completar, Vitor Meira, da Foyt, saltou da 16 para a sétima posição.