postado em 14/03/2010 15:51
O australiano Will Power venceu a primeira prova de rua da Fórmula Indy na América Latina. Na tarde deste domingo (14/3), o piloto da Penske levou a melhor em uma prova conturbada, com acidente na primeira curva e interrupção pela chuva. Terceiro colocado, Vitor Meira, da Foyt, garantiu a presença do Brasil no pódio.
[SAIBAMAIS]Depois de uma certa hesitação por conta da chuva que passou rapidamente pelo Circuito do Anhembi, a corrida começou pouco depois das 13h. Logo na primeira curva após a largada lançada, um acidente envolvendo vários pilotos provocou a paralisação da prova.
Os protagonistas foram o brasileiro Mário Moraes, da KV, e o norte-americano Michael Andretti, da equipe de sua família. O carro do piloto da casa subiu em cima do veículo do adversário e a Penske de Hélio Castroneves, também brasileiro, acabou atingida na confusão.
Moraes levantou rapidamente do cockpit e saiu caminhando, mas Andretti teve sua saída impedida pelo carro do adversário. O pessoal médico da prova interveio e retirou a KV do brasileiro de cima do norte-americano, que saiu aparentemente em bom estado e em seguida foi liberado pelos médicos.
Confirmado na KV dias antes da prova, Moraes lamentou. "Foi uma pena, porque a gente trabalhou muito para esse final de semana acontecer. Na largada, tinha muita poeira e não deu para ver nada", disse o brasileiro em alusão à sujeira resultante da raspagem feita no piso de concreto da Reta do Sambódromo para aumentar a aderência.
"Quando percebi, os carros estavam parando muito antes por causa de um acidente na frente. Tentei frear, mas perdi a traseira e não deu para segurar o carro", acrescentou. O japonês Takuma Sato, da KV, apontado como um dos causadores do tumulto, também deixou a prova.
Hélio Castroneves precisou visitar os boxes várias vezes para trocar as peças danificadas no acidente. Outros pilotos também aproveitaram a situação para parar. Após as sete primeiras voltas com o carro de segurança, a corrida finalmente recomeçou.
Alguns brasileiros foram beneficiados pelo acidente. Tony Kanaan, da Andretti, ganhou duas posições e pulou para o quarto posto. Já Raphael Matos, da De Ferran/Luczo Dragon, largou em 12 e saltou para quinto lugar. Vitor Meira, da Foyt, foi da 16 para a sétima posição.
Na 21 volta, a venezuelana Milka Duno, da Dale Coyne, parou na pista e deixou a prova. Diante da bandeira amarela, os pilotos aproveitaram para parar nos boxes. Na volta à pista, a estreante suíça Simona de Silvestro, da HVM, assumiu a ponta, seguida pelo escocês Dario Franchitti, da Ganassi.
No recomeço da prova, Ryan Hunter-Reay partiu para o ataque e passou Franchitti no final da Reta da Marginal. Logo depois, ele tomou a liderança de Simona de Silvestro na Olavo Fontoura. Tocado por trás por Tagliani, Kanaan perdeu o traçado e caiu do quarto para os últimos lugares.
Minutos depois das 14h, uma chuva forte atingiu a região do Anhembi e alguns pilotos passaram a derrapar, entre eles a norte-americana Danica Patrick, da Andretti, e o inglês Alex Lloyd, da Dale Coyne, que se tornou o sétimo competidor a sair da corrida.
Responsável por projetar o circuito, neozelandês Tony Cotman assegurou que os níveis de segurança seriam mantidos mesmo com chuva. "A água sempre tem para onde escorrer", disse o engenheiro no sábado. A 40 voltas do final, no entanto, a organização exibiu bandeira vermelha e paralisou a prova.
Já sem chuva, a disputa recomeçou e o tempo regulamentar passou a ser o limite para encerrar a prova. Com 43 minutos e 58 segundos para o final, alguns pilotos foram aos boxes antes mesmo da saída do carro de segurança. Depois de um começo turbulento, Hélio Castroneves alcançou o quinto lugar e se tornou o melhor brasileiro.
Com a secagem da pista, os pilotos voltaram a se aproximar dos tempos que faziam antes da bandeira vermelha. A 22 minutos do final, o brasileiro Mário Romancini sofreu danos na suspensão e conseguiu se arrastar até o box da Conquest para tentar se manter na disputa, sem sucesso.
Com os brasileiros Vitor Meira e Raphael Matos entre os cinco primeiros, o australiano Ryan Briscoe, da Penske, e Hunter-Reay protagonizavam uma bela briga pela liderança. Após uma intensa troca de posições, Briscoe perdeu o tempo em uma freada e acabou na barreira de pneus, provocando bandeira amarela.
O incidente beneficiou os brasileiros Raphael Matos, que assumiu o terceiro lugar, e Vitor Meira, quarto colocado. O carro de segurança deixou a pista com apenas seis minutos para o final. Em seguida, os dois pilotos da casa trocaram de posições e o australiano Will Power, da Penske, tomou a ponta de Hunter-Reay.