postado em 14/03/2010 21:46
Depois de uma semana conturbada, o atacante Adriano voltou ao time do Flamengo no clássico disputado na noite deste domingo (14/3) no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Rio e, mesmo sem jogar bem, acabou saindo como herói ao marcar, de pênalti, o gol da vitória da equipe rubro-negra sobre o Vasco. Com o resultado, o time dirigido por Andrade assumiu a liderança do Grupo A com 12 pontos ganhos, enquanto o Vasco segue como segundo da chave B com nove pontos.
[SAIBAMAIS]O resultado premiou a competência de Adriano na cobrança da penalidade que definiu a partida, já que Dodô desperdiçou duas cobranças de pênalti, uma em cada tempo.
Apesar das fortes chuvas que prejudicaram o gramado,o clássico que não era disputado desde o primeiro semestre do ano passado foi empolgante com as duas equipes procurando o gol desde o primeiro minuto. O Vasco sentiu a falta de Carlos Alberto, vetado pelo departamento médico, e teve em Philippe Coutinho o seu destaque.
O Flamengo contou com a perícia do goleiro Bruno em defender pênaltis, o que acabou garantindo o resultado para a sua equipe. A derrota deve colocar o técnico Vágner Mancini em posição delicada já que são grandes as críticas ao seu trabalho em São Januário. Na próxima rodada da Taça Rio, o Flamengo enfrentará o Botafogo enquanto o Vasco vai encarar o Olaria.
O jogo
Com o gramado pesado por causa do temporal que desabou sobre o Rio de Janeiro, Flamengo e Vasco iniciaram a partida em ritmo muito veloz e logo aos dois minutos, Vinicius Pacheco recebeu na frente do goleiro Fernando Prass que fechou o ângulo e bloqueou o chute do meia rubr-negro. No rebote, Leonardo Moura, livre, concluiu de forma bisonha, desperdiçando a primeira chance. O Vasco respondeu com duas jogadas de grande perigo. Aos três minutos, Dodô chutou para fora depois de jogada confusa na área do Flamengo. Aos cinco minutos, Rafael carioca arriscou de fora da área e o goleiro Bruno espalmou para escanteio.
Muito pesado, Adriano tinha dificuldade para superar a dura marcação dos zagueiros vascaínos e só Vagner Love incomodava. O jogo seguiu disputado com muito empenho e agressividade por parte das duas equipes, empolgando a torcida presente ao Maracanã. Aos 26 minutos, Vágner Love recebeu bom passe de Adriano, fez grande jogada individual, driblando dois zagueiros mas seu chute acabou nas mãos de Fernando Prass.
Aos 32 minutos, Philippe Coutinho foi lançado por Dodô na área e derrubado por Willians na área. Depois de cometer a falta, o jogador do Flamengo beijou seu adversário que estava caído no gramado. Dodô foi fazer a cobrança e chutou rasteiro e fraco na direita do goleiro Bruno que saltou e fez a defesa, frustrando a torcida cruzmaltina. No lance seguinte, Leonardo Moura e Márcio Careca se embolaram na grande área mas o árbitro considerou o lance como normal.
O Flamengo teve uma boa chance aos 40 minutos quando o lateral Juan tabelou com Vagner Love entrou na área mas chutou para fora. E no último lance importante da primeira etapa, Philippe Coutinho recebeu lançamento na área, driblou Fabrício com facilidade e chutou para outra grande defesa de Bruno.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e e logo aos três minutos, Philippe Coutinho, o melhor da equipe, concluiu mas a bola bateu no pé de Adriano e saiu. Aos quatro minutos, Vinicius Pacheco foi lançado em profundidade e dividiu com o goleiro Fernando Prass que chegou primeiro na bola, mas o árbitro Péricles Bassol atendeu a uma marcação do assistente e assinalou o pênalti o que causou muitos protestos por parte dos jogadores vascaínos. O Imperador bateu a penalidade no canto esquerdo de Fernando Prass e abriu o marcador em favor da equipe rubro-negra.
A vantagem do Flamengo deixou o time do Vasco muito nervoso e os jogadores da equipe dirigida por Vágner Mancini passaram a errar passes, proporcionando jogadas de perigo para o adversário. Aos 14 minutos, o time rubro-negro teve duas chances na mesma jogada de marcar o segundo gol, mas Juan acabou chutando no travessão.
Aos 20 minutos, Jéfferson chutou cruzado e Álvaro cortou com a mão dentro da área. O técnico Vágner Mancini mandou Jéfferson fazer a cobrança mas Dodô tomou a bola do companheiro e voltou a bater mal, chutando à meia altura no canto direito para nova defesa de Bruno. Depois do lance, a torcida vascaína ofendeu o artilheiro que já vinha desagradando os torcedores desde a partida decisiva da Taça Guanabara diante do Botafogo.
Mancini trocou o zagueiro Gustavo pelo atacante Rodrigo Pimpão enquanto Andrade colocou Petkovic na vaga de Vinicius Pacheco. As modificações não surtiram efeito porque o Flamengo estava mais interessado em manter o resultado enquanto o Vasco não tinha mais forças para tentar mudar o placar da partida.