postado em 15/03/2010 21:05
Adversária do Brasil no Grupo G da Copa do Mundo da África do Sul, a seleção da Costa do Marfim segue sem saber por quem será dirigida na competição. Nesta segunda-feira, as expectativas de acertar com Guus Hiddink acabaram frustradas: a Federação Marfinense de Futebol 'falhou' nas negociações e o holandês fechou com a Turquia.
Hiddink atualmente dirige a Rússia, que não conseguiu se classificar para o Mundial, e a partir de agosto treinará a Turquia, outra seleção que não entrará em campo na África do Sul. Ele era o mais cotado para assumir os 'Elefantes Brancos', que agora terão 88 dias para tentar definir um treinador.
O bósnio Vahid Halilhodic comandou a Costa do Marfim até a Copa Africana de Nações, no início do ano, mas deixou o cargo por motivos políticos. A equipe marfinense terminou a competição com a terceira colocação e com futebol muito abaixo do esperado. Didier Drogba e companheiros foram muito criticados.
Desta forma, o francês Philippe Troussier passa a ser o favorito para assumir o cargo. Treinador do FC Ryukyu, time que disputa a Terceira Divisão do Campeonato Japonês, ele tem vasta experiência com seleções africanas - em 1998 dirigiu a África do Sul, tendo passado também por Nigéria, Burkina Fasso e a própria Costa do Marfim, em 1993.