postado em 17/03/2010 09:15
Os números redondos causam atrações nas pessoas. Normalmente, indicam um feito, como chegar aos 100 anos ou aos 1000 gols, como fez Pelé. O Grêmio, contra o Votoraty, vai em busca de uma marca mais singela nesta quarta-feira, mas importante para dar sustentação ao trabalho iniciado no começo do ano. A partida das 15h30 (de Brasília) pode se tornar a décima vitória seguida do Tricolor em 2010.Se o futebol apresentado ainda não é redondo e nenhuma atuação até o momento mereça nota 10, o clube gaúcho quer ir ao interior paulista para jogar o suficiente para eliminar o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. "Queremos concretizar esse pensamento. Isso só vai nos dar mais tempo para treinar e adquirir mais alguma coisa", comentou o zagueiro Mário Fernandes.
O defensor tirou de cima de si a sombra da discussão sobre onde ele deveria jogar. Para atingir este patamar, ele precisou ter uma oportunidade como zagueiro. Silas, um pouco a contra gosto, concedeu a chance. Mário Fernandes não decepcionou, virou titular do miolo de zaga ao lado de Rodrigo.
A defesa, principal preocupação no início da temporada, vai gerando tranquilidade. Nas últimas quatro partidas, sofreu somente um gol. Pouco. Muito pouco para quem expôs ao público e aos adversários, jogo após jogo, crateras defensivas. O que ainda não foi atingido é uma atuação convincente, com consistências e um placar bem amplo diante de um adversário de menor força.
Essa atuação não deverá ocorrer no Domênico Paolo Mettidieri. O estado do gramado, na visão gremista, não é bom. Para aumentar a dificuldade para tocar a bola, as dimensões são pequenas no acanhado estádio, fundado na década de 20 e que parou no tempo, ainda não tendo iluminação artificial, motivando a realização do jogo à tarde.
Na cidade do concreto, o Votoraty é um clube empresa em crescimento, fundado em 2005 e que está a um degrau de alcançar a elite do futebol estadual. O lugar na Copa do Brasil foi conquistado ao vencer a Copa Federação Paulista de Futebol. Na primeira fase, o tradicional Treze foi eliminado. No fim de semana, o Tigre de Concreto, que ocupa a sétima colocação da Série A-2 do Paulistão, passou pelo Guarani por 1 x 0, fora de casa.
Para contrastar com a juventude do clube, o time é comandado por Fernando Diniz, ex-jogador com passagens por Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Santos.
Em campo estará o charme da Copa do Brasil, com um clube tradicional enfrentando um emergente. Um confronto que nesse tipo de competição se torna interessante, traz atrações às pessoas, assim como os números redondos.
FICHA TÉCNICA
VOTORATY x GRÊMIO
Local: Domênico Paolo Mettidieri, em Votorantim (SP)
Data: 17 de março de 2009, quarta-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Assistentes: Jair Félix e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
VOTORATY: Alex; Henrique, Alemão e Anderson; Carlos Magno, Thiago Baiano, Francis, João Paulo e Raul; Neizinho e Anderson Santos
Técnico: Fernando Diniz
GRÊMIO: Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, Adilson, Maylson e Douglas; Jonas e William
Técnico: Silas