postado em 17/03/2010 09:20
A trajetória do Atlético-MG em busca do primeiro título da Copa do Brasil terá seu segundo capítulo na noite desta quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra a Chapecoense, em Chapecó, em Santa Catarina.O objetivo é eliminar o jogo de volta, como fez na primeira fase, quando o Galo goleou o Juventus-AC por 7 x 0, com show de Obina, que marcou cinco gols. Caso o Atlético vença novamente por uma diferença de dois gols, se classifica automaticamente para as oitavas de final.
Para este compromisso, o técnico do Galo, Wanderley Luxemburgo, terá três importantes desfalques. O atacante Diego Tardelli, com uma contusão na coxa esquerda, continua fora. Em seu lugar permanece o jovem meia Renan Oliveira, que fez um gol e deu passe para outros dois na goleada atleticana sobre a Caldense, por 4 x 0, no último sábado, pelo Campeonato Mineiro.
Outro que ainda está no departamento médico é o volante Correa, que trata de uma lesão na coxa direita. Fabiano, que também foi destaque na partida contra a Caldense, marcando dois gols, continua exercendo a função de segundo volante no time alvinegro. O jogador, que está atuando mais atrás, ajudando na marcação, explica o que o Atlético tem que fazer para não ser surpreendido pela Chapecoense.
"Sabemos que o ímpeto de equipes menores numa competição de tiro curto como a Copa do Brasil é maior do que o normal, por isso temos de manter a posse de bola e não perder oportunidade de fazer gol", alertou.
A outra baixa na equipe atleticana foi o meia Ricardinho, que machucou a panturrilha esquerda no jogo contra a Caldense e deve ficar fora do time por pelo menos 15 dias. Para o seu lugar, Wanderley Luxemburgo tem algumas opções: escalar o armador Evandro, que entrou na partida contra a Veterana, o que deixaria o time mais ofensivo; o volante Carlos Alberto, para dar mais velocidade ao meio campo do Atlético; o primeiro volante Jonílson, para reforçar a marcação no setor, ou até mesmo escalar o atacante Marques, deixando a equipe com três homens de frente.
Se o Atlético vem de quatro vitórias seguidas, o adversário vive um dilema. A péssima campanha da Chapecoense no campeonato catarinense fez com que a diretoria do time de Chapecó trocasse de treinador pela terceira vez no ano após a derrota do time por 3 x 0 para a lanterna Juventus, no último sábado. A equipe é a penúltima colocada no estadual.
Guilherme Macuglia, que substitui o demitido Suca, fará seu primeiro jogo no comando da Chapecoense justo contra o poderoso Atlético. Pela Copa do Brasil, a equipe catarinense começou bem, eliminando o Brasiliense na primeira fase depois da goleada por 3 x 0 no primeiro jogo e a derrota por 2 x 1 no segundo.
O técnico do Atlético, Wanderley Luxemburgo, disse que, com a mudança de treinador no adversário, a história do jogo vai ser outra. "Mudou tudo, porque tinha uma situação e agora vai mudar. Muda o ânimo, muda o emocional, muda uma série de coisas. Temos que ter uma preocupação que vamos chegar lá e pegar um ambiente diferente. Esse negócio de trocar treinador é muito complicado, mas só no primeiro jogo, depois volta tudo ao normal", afirmou.
Luxemburgo ressaltou ainda que o mais importante é conquistar um bom resultado fora de casa, mesmo que o Atlético não elimine o jogo de volta. "Vamos para fazer o resultado lá, mas um resultado que a gente possa trazer vantagem para o jogo aqui. Se nós eliminarmos como eliminamos o primeiro, ótimo, senão temos que jogar o segundo jogo aqui. Copa do Brasil é complicado", explicou.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE-SC x ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Índio Condá, em Chapecó (SC)
Data: 17 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e José Javel Silveira (RS)
ATLÉTICO-MG: Aranha; Coelho, Cáceres, Jairo Campos e Junior; Zé Luis, Fabiano, Evandro (Carlos Alberto) e Renan Oliveira; Obina e Muriqui
Técnico: Wanderley Luxemburgo
CHAPECOENSE: Ricardo; Sagaz, Rafael Morisco, Filipe e Badé; Basílio, Luís André, Luciano Ratinho e Neném; Bruno Cazarine e Waldison.
Técnico: Guilherme Macuglia