postado em 17/03/2010 17:41
O gramado do Estádio Domênico Paolo Mettidieri, em Votorantim, estava propício para uma zebra pela Copa do Brasil. Esse animal acostumado a viver em lugares inóspitos, teria no esburacado campo de jogo seu habitat natural. Para superar esse primo listrado do cavalo precisava ser um leão. O Grêmio foi um felino de rápida adaptação, apesar de ter faltado um pouco de ferocidade. Sem muitas dificuldades, além das impostas pelas condições de jogo, o Tricolor bateu o Votoraty por 1 x 0, nesta quarta-feira.
Era impossível cobrar um futebol de qualidade do Grêmio. As condições apresentadas levaram o centroavante William apelidar o gramado de "cemitério de tornozelos". Superando os problemas de estrutura do estádio, o Tricolor marcou seu gol através de Jonas, no segundo tempo. Apesar do esforço, o resultado foi insuficiente para evitar o jogo de volta pela segunda fase da competição. O confronto está marcado para 1º de abril, no Olímpico.
O jogo
Aproveitar-se das precárias condições do gramado era o objetivo do Votoraty no início da partida. Conhecedor de cada buraco, cada ondulação, cada tipo de grama presente na caricatura de campo de jogo, o Tigre do Concreto tentou abrir vantagem antes que o Grêmio se adaptasse à situação imposta.
O Votoraty conseguiu ter o predomínio das ações durante os 15 primeiros minutos. A melhor chance saiu em cabeçada de Henrique, passando ao lado do gol de Victor. Os donos da casa pararam por aí, com a partida tomando o rumo natural, tendo o Grêmio como protagonista.
A situação do gramado era tão ruim que a cada passe a bola transformava-se em "pedra" no meio do caminho e, para dominá-la, o jogador precisava trabalhar bastante até deixá-la redonda novamente. Desse modo, o Tricolor conseguiu construir sua primeira oportunidade, aos 21 minutos, quando o goleiro Alex salvou nos pés de Maylson.
O meio-campista gremista realizou mais uma partida em bom nível. O segundo chute perigoso do Grêmio saiu de sua perna direita, resultando em estranha defesa do goleiro. Faltas e escanteios foram abraçadas pelos gaúchos como as melhores oportunidades para ir às redes. Edílson, cobrando infração de longe, colocou a bola próxima do gol.
Porém, o gol saiu com a bola rolando mesmo, já no segundo tempo. Após cruzamento da direita, William desviou e Jonas, por trás da defesa, tocou para o gol, aos 6 minutos, deixando o time de Silas a um gol de eliminar o jogo de volta. Logo depois, o Tricolor poderia ter solucionado o confronto. Foram três oportunidades, duas com Jonas e uma com Maylson, desperdiçadas.
Mostrando-se ainda vivo, o Votoraty pareceu na área gremista aos 22 minutos, com Victor salvando em arremate de Anderson Santos. Após a jogada perigosa, Silas resolveu proteger sua defesa, colocando Fernando e tirando Maylson. Fernando Diniz, ex-jogador e agora técnico do Tigre, rebateu colocando o meia Yan, aquele revelado pelo Vasco, na vaga de Neizinho.
As modificações deixaram o Votoraty mais próximo de empatar do que o Tricolor de eliminar a partida no Olímpico. Em lance esporádico, Jonas quase ampliou. Em tiro de longe, o goleiro tocou na bola, que bateu na trave e passou a frente da linha. No fim, nem empate, nem eliminação direta, e o 1 x 0 ficou estampado no placar após o último apito do árbitro.