postado em 17/03/2010 18:38
O Barcelona passou facilmente pelo Stuttgart nesta quarta-feira e garantiu a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões. No Camp Nou, a equipe catalã contou com gols de Messi (dois), Pedro e Bojan para vencer por 4 x 0 e, na soma dos placares (1 x 1 na ida), lutar pelo bicampeonato europeu.
Atual campeão, o Barcelona segue como único clube da Espanha ainda vivo no torneio - Real Madrid e Sevilla foram eliminados nesta semana. O sorteio da próxima fase será nesta sexta-feira, mas o time catalão agora se volta para o Campeonato Espanhol, cuja liderança neste momento é dos rivais blancos.
Josep Guardiola bancou nesta quarta o ataque azul-grená com a dupla Pedro e Henry e sacou Ibrahimovic, que começou a partida na reserva. Mas o sueco não fez falta. A competente atuação coletiva do Barcelona, com destaque para Touré e Messi, foi suficiente para acabar com o sonho do Stuttgart.
O primeiro gol saiu dos pés de Messi, aos 13 minutos da etapa inicial. A jogada começou em contragolpe de Touré, que viu o companheiro livre de marcação e tocou. O meia- atacante argentino correu com a bola nos pés em direção à grande área e chutou da intermediária no ângulo direito do goleiro Lehmann.
A vantagem não segurou o Barcelona na defesa. O time catalão continuou em cima do adversário, que pouco conseguia fazer, e ampliou a vantagem oito minutos mais tarde. Touré, de novo, chegou à linha de fundo pela lateral esquerda e tocou para Pedro, sozinho no meio da área, empurrar para a rede.
Mesmo a desvantagem no placar em pouco tempo de jogo não mudou muito o panorama para o Stuttgart, que encontrava muita dificuldade tanto pelo meio quanto pelas laterais do campo. Com o resultado, a equipe alemã precisaria de dois gols para avançar de fase, o que não aconteceu.
No retorno do intervalo, a equipe visitante pressionou pouco. Com 14 minutos de jogo no segundo tempo, Messi recebeu de costas, na meia-lua da área, fez o giro e chutou rasteiro na esquerda. Bojan, aos 44 minutos, recebeu belo passe de Ibrahimovic, tocou por cima de Lehmann e fechou a conta.