postado em 17/03/2010 23:58
Com dois gols de Alan, o Fluminense derrotou o Uberaba por 2 x 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Uberabão, pela segunda fase da Copa do Brasil e eliminou o adversário da competição sem a necessidade do jogo da volta. Agora o Tricolor das Laranjeiras vai enfrentar na próxima etapa do torneio o vencedor do duelo entre Portuguesa e Ponte Preta, que empataram por 1 x 1 também nesta noite.
A vitória fez justiça ao melhor desempenho da equipe carioca que poderia ter alcançado um placar mais elevado se tivesse forçado mais o ritmo depois de ter marcado o segundo gol. O atacante Fred deixou o campo ainda no primeiro tempo por causa de um problema muscular na coxa direita e pode ficar fora das próximas partidas do Tricolor na Taça Rio. Ele já está vetado para a partida deste domingo contra o Resende, no Raulino de Oliveira.
O jogo
O time da casa começou a partida no ataque e logo no primeiro minuto, Dalton impediu a conclusão de Fabiano. Logo depois, Rafael Ipuã arriscou de fora da área e o goleiro Rafael fez uma defesa difícil.
A pressão da equipe mineira foi diminuindo com o passar do tempo e o Fluminense começou a se organizar melhor no gramado. Aos 14 minutos, na primeira jogada perigosa do tricolor carioca, Alan tabelou com Conca e chutou com perigo. O time mineiro respondeu com uma cobrança de falta de Thiago Marin que se chocou com a trave de Rafael.
Depois dos 20 minutos, o time comandado por Cuca assumiu o controle da partida e passou a criar chances seguidas para marcar. Aos 26, Dalton, de cabeça, quase marca. Dois minutos depois foi a vez de Mariano receber ótimo passe, entrar na área, mas bater para fora. Aos 29 minutos, o Fluminense marcou o primeiro gol através de Alan que recebeu ótimo passe de Fred, iludiu a marcação e colocou a bola nas redes.
Em desvantagem, o Uberaba partiu em busca do gol de empate mas encontrou o time carioca bem postado na defesa e eficiente nas jogadas de contra-ataque. Aos 37 minutos, Dalton lança Mariano em profundidade. O lateral-direito dominou, ganhou da zaga e bateu para grande defesa do goleiro Fernando.
Aos 39 minutos, Fred sentiu um problema muscular na coxa direita e foi obrigado a deixar o gramado para a entrada de André Lima.
O Fluminense voltou para o segundo tempo disposto a liquidar a partida e logo aos cinco minutos chegou ao segundo gol. Mariano foi lançado pela direita, se livrou da marcação e cruzou para a área. Alan, de voleio, não deu qualquer chance para o goleiro do Uberaba, marcando um belo gol.
Com dois gols de vantagem, o Tricolor das Laranjeiras diminuiu seu ritmo enquanto a equipe do Uberaba partia desesperadamente para o ataque, buscando, pelo menos, a marcação de um gol que permitisse o jogo da volta. O time mineiro passou a cercar a área do Fluminense, mas sem conseguir resultados concretos por causa da falta de objetividade dos atacantes.
O time visitante poucas vezes se arriscava no ataque como aconteceu aos 21 minutos, quando o meia Conca que fez ótima jogada individual e chutou forte para boa defesa de Fernando. Aos 26 minutos, o Fluminense desperdiçou uma boa chance de ampliar com o lateral Júlio César que foi lançado nas costas da zaga mineira, mas chutou para fora.
Cuca trocou Alan, o artilheiro do jogo, por Wellington Silva, mas não conseguiu ampliar a vantagem porque a marcação do Uberaba melhorou. Já o time mineiro tentou marcar, pelo menos, um gol que o mantivesse na disputa da competição nacional, mas não teve força nem competência para alcançar seu objetivo.