postado em 18/03/2010 17:37
O técnico do Botafogo, Joel Santana, vai esperar até sábado para definir a equipe para o clássico contra o Flamengo, no próximo domingo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O treinador ainda não sabe se poderá contar com alguns jogadores importantes no atual esquema e por isso pretende evitar precipitações."Tenho que aguardar até esta sexta-feira para saber com quem realmente poderei contar no clássico contra o Flamengo. Só depois disso é que posso fazer as minhas opções. Ainda é cedo para falar nesta escalação, pois nem tive muito tempo para pensar nisso e a decisão não depende apenas de mim", disse Joel.
As principais dúvidas estão na lateral direita e no ataque. No primeiro caso, Jancarlos deixou o gramado na vitória de 1 x 0 sobre o Santa Cruz-PE, no Recife, pelo confronto de ida da segunda fase da Copa do Brasil, reclamando de dores musculares na coxa direita. O atleta foi saiu de campo ainda no fim do primeiro tempo e dificilmente vai ter condições de atuar, apesar de sua avaliação acontecer apenas nesta sexta-feira.
Sem Jancarlos, o treinador botafoguense fica sem opções. Alessandro foi reintegrado ao elenco apenas na quarta-feira, depois de ficar quase vinte dias afastado por problemas particulares. Seu condicionamento físico não está no ideal e Joel Santana dificilmente vai optar pelo jogador.
O outro lateral de origem é Flávio Pará, revelado nas categorias de base de General Severiano, mas considerado muito novo. Sem ter participado de nenhum jogo como titular, o jovem não deverá ser lançado de cara justamente em um clássico. Neste cenário, são grandes as chances de algum jogador ser improvisado no setor e as maiores chances passam a ser para o lateral esquerdo Gabriel e para os volantes Sandro Silva e Somália.
Ataque
O ataque também é uma preocupação no Botafogo, que poderá ficar sem a sua dupla considerada titular. O uruguaio Loco Abreu é desfalque certo, por conta de sua expulsão na vitória de 2 x 0 sobre o Olaria, na rodada passada da Taça Rio. Já o argentino Herrera será julgado nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ).
O atleta, que marcou o único gol do jogo contra o Santa Cruz, irá ao banco dos réus por conta de sua expulsão na derrota de 2 x 1 para o Fluminense, no dia 7 de março. O jogador foi incurso no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por jogada violenta, e pode pegar até seis jogos de suspensão.
A defesa de Herrera, que está sendo elaborada pelo departamento jurídico do Botafogo, vai se basear no fato de que a expulsão do argentino não foi entendida pela maior parte da imprensa e considerada injusta. A expectativa, apesar do rigor da comissão julgadora, é que o atacante seja absolvido. Porém, Joel Santana já sabe que pode ter problemas no setor. Caio está confirmado na vaga de Loco Abreu, enquanto Edno fica de sobreaviso por conta da situação de Herrera.