postado em 18/03/2010 17:40
A nona rodada do returno do NBB pode encerrar com alteração na liderança do campeonato. O Universo/BRB/Financeira Brasília e o Flamengo possuem a mesma campanha, com 16 vitórias e quatro derrotas, porém o time de Brasília supera os cariocas no confronto direto e ocupa a primeira posição na tabela.Nesta sexta-feira, ambos os times entram em quadra com o objetivo de se manterem no topo da classificação. O líder Universo vai ao Espírito Santo enfrentar o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, enquanto o Flamengo tem uma partida difícil, diante do terceiro colocado, o Vivo/Franca, às 19h.
A equipe da capital federal vem de uma derrota diante do quarto colocado, o Pitágoras/Minas. Por isso, o time do técnico Lula Ferreira pretende recuperar a força defensiva do grupo, que não foi eficiente na última partida. "Jogamos muito mal na defesa contra o Minas. Trabalhamos bastante essa semana para voltarmos a defender bem e conseguirmos puxar os contra-ataques, que é a grande característica do time", afirmou o treinador.
Para ultrapassar o líder Universo, o Flamengo não terá uma missão fácil no final de semana. Na sexta-feira, o rubro-negro recebe o Franca, adversário direto na classificação, e no domingo, enfrenta o Palmeiras/Lupo/Araraquara. Ambos os times venceram o Universo e o Minas quatro rodadas atrás.
"São dois jogos muito importantes. No primeiro turno, perdemos para Franca (72 x 71) e ganhamos com muita dificuldade de Araraquara (74 x 72). Não foi uma surpresa que tanto o Universo quanto o Minas tiveram derrotas. Precisamos estar atentos", analisou o técnico Paulo Chupeta.
Além do Universo, Flamengo e Franca, o outro time que se encontra no G4 (grupo dos quatro primeiros colocados), o Minas, também vai ao Espírito Santo enfrentar o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha, equipe que ocupa a última posição no NBB. "Estamos em um momento decisivo do campeonato. Faltando seis rodadas, toda partida será importante para melhorarmos nossa posição na tabela", avaliou o técnico Flávio Davis.
Clássico na capital paulista - Nesta nona rodada, Paulistano/Amil e Pinheiros/SKY fazem o grande clássico do basquete da cidade de São Paulo, às 20 horas. O Paulistano luta para se recuperar no NBB. Até o momento, o time tem apenas 33% de aproveitamento, sete vitórias e 14 derrotas. O Pinheiros, por outro lado, ainda sonha com o G4 e tenta superar as duas derrotas consecutivas que teve no último final de semana, diante do Flamengo e São José/Unimed/Vinac.
Embalado com essa vitória, o time de São José enfrenta o Palmeiras/Lupo/Araraquara. O campeão estadual joga em busca dos 50% de aproveitamento no NBB. No momento, o time possui nove vitórias em 20 partidas. Já o adversário ocupa a 11; colocação na tabela e joga para tentar se manter de vez na zona de classificação para os playoffs.
Fechando a rodada, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville enfrenta o Assis Basket e o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina recebe o GRSA/Itabom/Bauru. Os dois times do Sul vêm de derrotas na última partida, diferentemente dos paulistas, que inclusive, venceram os dois últimos jogos. Os dois confrontos são importantes para a classificação para os playoffs.
Carlão, treinador do Assis, quer o time focado para a busca da vitória e a ida à segunda fase. "Nosso objetivo agora é buscar a melhor posição possível na classificação para decidirmos os playoffs de quinto a 12; em casa. Para isso, vitórias fora de casa são fundamentais", analisou o técnico.
Joinville é o quinto colocado do NBB (11 vitórias e nove derrotas); o Bauru é o sétimo (9v/11d); o Assis, o oitavo (9v/11d); e o Londrina, décimo terceiro (6v/14d).
Confira os jogos da nona rodada do returno do NBB:
Sexta-feira, 19 de março
19h00 - Flamengo x Vivo/Franca
20h00 - São José/Unimed/Vinac x Palmeiras/Lupo/Araraquara
20h00 - Universo/BRB/Financeira Brasília x Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
20h00 - Pitágoras/Minas x Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
20h00 - Paulistano/Amil x Pinheiros/SKY
20h00 - Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Assis Basket
20h00 - Campos do Conde/Sercomtel/Londrina x GRSA/Itabom/Bauru