postado em 18/03/2010 18:23
Os jogos de volta válidos pelas oitavas de final da Liga Europa foram disputados nesta quinta-feira. Em Bremen, na Alemanha, o Valencia empatou por 4 x 4 com o Werder e garantiu sua presença na próxima fase da competição continental. A primeira partida, disputada no Mestalla, havia acabado empatada por 1 x 1. Outro que garantiu sua permanência no torneio foi o Standard Liége, que bateu o Panathinaikos por 1 x 0.
Apesar de estar jogando longe de seus torcedores, o Valencia abriu o marcador logo no segundo minuto de bola rolando. David Silva deu belo toque para David Villa, que bateu cruzado para vencer o goleiro Wiese. O segundo tento veio aos 15 minutos. Mais uma vez Silva apareceu, mas agora para servir Mata, que completou para as redes adversárias.
Mesmo com a desvantagem, o Werder conseguiu forças para diminuir o placar. Aos 25 minutos, Cláudio Pizarro deixou Hugo Almeida na cara do gol e o atacante português mandou a bola para o fundo da meta defendida por César. Porém, ainda antes do intervalo, o Valencia chegou ao terceiro gol, novamente com Villa, novamente após passe de Silva.
Na segunda etapa, os alemães entraram em campo dispostos a complicar a situação de seus visitantes. Em cinco minutos, César foi obrigado a fazer duas belas defesas, porém, aos 12, o arqueiro nada pôde fazer. Após pênalti de Jordi Alba em Marin, o capitão Frings tratou de colocar a bola nas redes.
Cinco minutos após a penalidade máxima, o Werder aproveitou novo lance de bola parada para alterar o placar. Desta vez em cobrança de falta, Marin surpreendeu Marin e empatou a partida. Mas os ânimos dos donos da casa foram esfriados logo na sequência, quando Villa bateu por cima de Wiese e completou rápido contra-ataque.
Em busca da virada, os alemães foram ao ataque e conseguiram novo empate aos 38 minutos. Pasanen cruzou para Pizarro, que cabeceou para o gol, não dando chances a César. Pouco depois, o goleiro espanhol apareceu para salvar finalização de Hunt e segurar a classificação do Valência.
No Estádio Mauricio Dufrasne, na Bélgica, o Standard Liége não teve dificuldades para conseguir sua classificação para as quartas de final da competição. Depois de bater o Panathinaikos por 3 x 1, fora de casa, os belgas venceram os gregos por 1 x 0. Mbokani foi o autor do único tento da partida, aos 45 minutos da primeira etapa.