postado em 20/03/2010 08:18
O Cruzeiro está a um passo de confirmar a liderança do Campeonato Mineiro, mesmo a competição não sendo a prioridade do clube neste começo de temporada. A equipe celeste enfrenta, neste sábado, às 17h (de Brasília), o América de Teófilo Otoni, no Mineirão, pela décima e penúltima rodada do Estadual, podendo carimbar, antecipadamente, o primeiro lugar da primeira fase.Se derrotar os americanos e o Ipatinga e o Democrata não vencerem seus jogos, o Cruzeiro garante a liderança com uma rodada de antecedência. Para que isso seja confirmado, o técnico Adilson Batista deve entrar com força máxima contra o América-TO, para depois poupar os titulares na última rodada, contra o Democrata.
Priorizando a Copa Libertadores, o Cruzeiro entrou em campo com uma equipe mista (ou quase toda reserva) em seis das nove partidas que o clube disputou pelo estadual, conquistando quatro vitórias e sofrendo duas derrotas. A equipe titular jogou três jogos, ganhou todos e marcou 14 gols.
O técnico Adilson Batista terá a volta de alguns jogadores que estiveram fora do último compromisso do Cruzeiro, contra a África do Sul. O lateral e meia Gilberto, os zagueiros Thiago Heleno e Gil e o atacante Guerrón, que estava afastado há duas semanas por causa de uma lesão na coxa esquerda, estão à disposição do treinador.
O atacante Thiago Ribeiro foi novamente poupado porque ainda não está totalmente recuperado de uma contusão na coxa esquerda. O jogador deve voltar na partida contra o Deportivo Itália, na quarta-feira, no Mineirão, pela Copa Libertadores.
Sem Thiago Ribeiro, Wellington Paulista permanece na equipe titular, formando a dupla de ataque com Kleber. O atacante, que esta semana teve seu nome vinculado a possíveis sondagens do Palmeiras, quer conquistar mais uma vitória para assegurar de vez a liderança na primeira fase.
"A gente espera vencer. Não importa qual seja o adversário, e se for de goleada melhor ainda. O nosso objetivo maior na primeira fase é classificar em primeiro, para poder ter a vantagem nos outros jogos das finais", destacou Wellington Paulista.
No meio-campo, com Gilberto pronto para voltar ao time titular, o técnico Adilson Batista antecipou que desta vez não o colocará ao lado de Roger no setor. Apenas um entra como titular. Ainda no meio-campo, o volante Fabinho disputa posição com o meia Pedro Ken.
O adversário, o América de Teófilo Otoni, perdeu para o Tupi por 1 a 0, jogando em casa, na última rodada. O Dragão do Corcovado, que venceu apenas uma partida na competição, corre sério risco de ser rebaixado. Com seis pontos, o América é o nono colocado, apenas dois tentos à frente do Uberlândia, primeiro time da zona de rebaixamento.
O confronto contra os americanos será o primeiro da história entre os dois clubes. Entretanto, o volante Henrique, do Cruzeiro, diz que o adversário terá tratamento igual em relação aos últimos adversários da Raposa. "Independente de ser a primeira vez que vamos nos enfrentar, a responsabilidade sempre existe. Um time novo que o Cruzeiro vai pegar e vamos encarar igual aos outros que já enfrentamos", observou.
Mais cedo - O Tupi, que faz ótima campanha no Campeonato Mineiro e é o quarto colocado com 18 pontos, recebe o Uberaba, que está em sétimo, às 16 horas (de Brasília), também no sábado, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora.
FICHA TÉCNICA - CRUZEIRO x AMÉRICA DE TEÓFILO OTONI
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de março de 2010, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Pablo Almeida Costa (MG)
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno (Cláudio Caçapa), Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Pedro Ken (Fabinho), Marquinhos Paraná e Roger (Gilberto); Kleber e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista
AMÉRICA DE TEÓFILO OTONI: Fábio; Luis Henrique, Jádson e Rodrigo Sena; Osvaldir, Denis, Pablo, Diego Palhinha e Julio César; Chrys e Diogo Oliveira
Técnico: Gilmar Estevam