postado em 22/03/2010 15:34
Depois do título da classe Star na Pré-Olímpica de Brasília e do bronze no Campeonato Centro Sul-Americano da Laser Standard, Robert Scheidt seguirá nesta terça-feira para a Europa, onde terá dois objetivos a cumprir. O principal é a campanha olímpica na Star para os Jogos de Londres, em 2012. O outro, disputar competições de Vela Oceânica na classe TP52, no Luna Rossa, pelo Sindicato italiano Prada.
"A agenda na Star ainda não está fechada. Bruno (Prada, proeiro) e eu vamos fazer alguns treinamentos na Europa e nossa primeira competição deve ser o Campeonato Europeu de Star (de 5 a 13 de junho, em Viareggio, Itália). Também vamos correr a Pré-Olímpica de Weymouth (de 1º a 15 de agosto), na Inglaterra, que será na mesma raia onde serão disputadas as regatas da Olimpíada de Londres", contou Scheidt.
O velejador explica que, nesse primeiro momento, Bruno Prada ficará indo e voltando da Europa. "Apesar disso, os treinos devem ser mais produtivos do que se treinássemos no Brasil. Lá, estaremos perto dos principais fabricantes. Vamos poder testar novos materiais, verificar outros barcos. No segundo semestre, voltaremos a treinar com mais constância no Brasil", explicou Scheidt.
Na Vela Oceânica, o objetivo de Scheidt é dar sequência a um trabalho que começou em 2009. "Na Oceânica, dá para aprender muito, é bom para o crescimento profissional, como velejador. São conhecimentos que posso trazer para a Star, como tática de regata, regulagem de vela, como proceder em uma campanha mais longa", comentou o velejador.
No TP52, veleiros com tripulação de 12 pessoas, Scheidt vai trabalhar ao lado de Torben Grael, rival na classe Star. "Vou ser timoneiro e o Torben estará na equipe como tático. Somos adversários na Star, mas um respeita muito o outro na vela. No Luna Rossa, seremos um time, em busca do resultado. O Torben entra com a tática e a estratégia de regata e eu entro com minha velocidade de timoneiro", afirmou Scheidt.
Com o Luna Rossa, Scheidt vai disputar o MedCup Circuit, que terá cinco etapas. A primeira será em Cascais (POR), de 11 a 16 de maio. As outras quatro serão em Marselha (FRA), de 15 a 20 de junho; em Barcelona (ESP), de 20 a 25 de julho; em Cartagena (ESP), de 24 a 29 de agosto; e em Cagliari (ITA), de 20 a 25 de setembro.
Mas Scheidt deixa claro que Londres/2012 é o objetivo principal. "Posso até dar sequência ao trabalho na Vela Oceânica em 2011, desde que isso não atrapalhe a Vela Olímpica", finalizou.