postado em 24/03/2010 16:34
Uma tarde atípica no futebol. A partida entre América de Teófilo Otoni e Atlético-MG teve duração de apenas 25 minutos, e após muita entrega de ambos, o Galo não conseguiu superar os donos da casa e o empate foi mantido, por 2 x 2, nesta quarta-feira, no estádio Nassari Mattar, no Vale do Mucuri.
Com o resultado, o clube alvinegro pulou para a quarta posição com 19 pontos. Já o América-TO subiu para a nona colocação com sete pontos, a dois do Uberlândia, primeiro da zona de rebaixamento. Na próxima e última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Galo enfrenta o lanterna Ituiutaba, no domingo, no Mineirão. O Dragão do Corcovado tenta escapar da segunda divisão diante da Caldense, que também luta para não cair, no mesmo dia, em Poços de Caldas.
O complemento da partida foi bastante equilibrado, a exemplo do que aconteceu no dia 3 de março, quando o jogo foi suspenso aos 20 minutos do segundo tempo por causa da forte chuva que alagou o gramado.
Naquela ocasião, os donos da casa saíram na frente, com o atacante Chrys, em chute de fora da área, no meio do gol, pegando o goleiro Aranha adiantado. O Atlético empatou com o lateral direito Coelho, em uma forte cobrança de falta. Já nos minutos finais do primeiro tempo, os americanos passaram à frente novamente, com o zagueiro Luis Henrique, de cabeça. Entretanto, antes do árbitro encerrar a etapa inicial, Ricardinho cobrou escanteio, o lateral Osvaldir, do América-TO, desviou e fez contra, empatando a partida para os alvinegros.
Na volta do segundo tempo, a chuva deixou o campo repleto de poças d'água, mas o árbitro Emerson de Almeida Ferreira decidiu continuar a partida. Depois de muita polêmica, reclamação das duas partes e com a bola ficando mais na água do que com os jogadores, o dono do apito resolveu suspender o jogo aos 20 minutos do segundo tempo, com a lesão do atacante Diego Tardelli, do Galo, sendo determinante em sua decisão.
Os 25 minutos
Passados todos os entraves, América-TO e Atlético voltaram a se enfrentar no mesmo estádio. E com um jogador a menos, o lateral esquerdo Leandro foi expulso no dia 3, o Galo empatou com os americanos.
O técnico Wanderley Luxemburgo só tinha mais uma alteração a fazer porque já tinha realizado duas nos 65 minutos disputados antes - Fabiano por Ricardinho e Junior por Muriqui. Como o treinador não pôde contar com o volante Correa, Luxemburgo queimou sua última substituição e colocou o meia Evandro na equipe.
A partida recomeçou aos 20 minutos do segundo tempo, e logo aos 21 o América quase marcou, após o goleiro Aranha falhar e depois se recuperar em chute de fora área de Denis.
Na sequência o Atlético começou a dominar a partida, teve boas oportunidades em cobranças de falta, mas não aproveitou. A chance mais clara foi aos 26 minutos, quando Jonílson lançou para o atacante Diego Tardelli, ele saiu na frente do goleiro, mas perdeu uma grande oportunidade ao chutar em cima do arqueiro adversário.
Aos 40 minutos da etapa final, por pouco o América não marcou em cabeçada perigosa do zagueiro Jádson. Aos 44 o atacante Diego Tardelli teve outra boa chance, mas acertou o travessão. Sem dar nenhum minuto de acréscimo, o árbitro encerrou a partida com o placar mantido em 2 x 2.