Com a vitória o Cruzeiro chegou ao seu sétimo ponto e assumiu a liderança do grupo. O Vélez Sarsfield tem a mesma pontuação, mas leva desvantagem no saldo de gols. A equipe argentina pode voltar ao primeiro lugar nesta quinta-feira, quando joga contra o Colo Colo, em casa, fechando a quarta rodada do grupo. Com apenas um ponto, o Deportivo Itália continua na lanterna, atrás dos chilenos, que têm quatro.
O Cruzeiro teve dois desfalques contra os venezuelanos: o atacante Kleber, suspenso, e o meia Roger, contundido. No setor ofensivo, Wellington Paulista assumiu a vaga, enquanto Gilberto foi o articulador da equipe. Por outro lado, o técnico Adilson Batista contou com o retorno do atacante Thiago Ribeiro, que tinha se ausentado da equipe nas últimas três partidas, ora poupado, ora em tratamento de uma lesão na coxa direita.
Quem parece ter ganhado mesmo a condição de titular é o volante Fabinho, que entrou na equipe no lugar do meia Pedro Ken, que vinha atuando no meio-campo substituindo Elicarlos, lesionado.
Na próxima rodada o Cruzeiro faz um jogo importante contra o Vélez Sarsfield, na quarta-feira, dia 31, no Mineirão. Essa partida pode começar a definir quem será o líder do grupo. O Deportivo Itália, que ainda não venceu na competição, joga em casa, contra os chilenos, no dia 6 de abril.
Antes do compromisso pela competição sul-americana, a equipe celeste joga contra o Democrata, no domingo, em Governador Valadares, pelo Campeonato Mineiro. O Cruzeiro deve entrar com o time reserva, já que o clube garantiu, com uma rodada de antecedência, a liderança na primeira fase do estadual. No dia 15 de abril, a equipe celeste faz seu último jogo pelo grupo 7 da Copa Libertadores, contra o Colo Colo, no Chile.
O jogo
O Cruzeiro começou em cima do adversário, e logo aos dois minutos quase abriu o placar em chute perigoso do lateral direito Jonathan, mas o goleiro Fernández aliviou.
A marcação do Deportivo Itália só foi eficiente por cinco minutos, porque nesse exato momento da partida o Cruzeiro chegou ao gol. Após cobrança de escanteio de Thiago Ribeiro, o goleiro saiu mal e o volante Fabinho colocou a cabeça na bola, que passou entre dois defensores e morreu no fundo das redes.
A Raposa continuou melhor e investia nas jogadas pelo setor direito, com o lateral Jonathan, que se tornou o principal homem de armação da equipe. A única boa chance do Deportivo Itália foi aos 30 minutos do primeiro tempo, quando o meia Giroletti cobrou falta no travessão.
Dois minutos depois o Cruzeiro quase ampliou, em jogada individual do lateral esquerdo Diego Renan, que passou no meio de dois adversários e chutou com perigo, mas a bola foi para fora.
O segundo tempo começou com muita marcação, sem grandes chances de gol. Se faltou bola na rede, sobrou impedimentos. Aos 21 minutos, o Cruzeiro teve uma boa oportunidade de marcar, em chute forte de Thiago Ribeiro, mas o goleiro buscou no canto.
O segundo gol da equipe azul saiu graças a uma mexida do técnico Adilson Batista. O treinador colocou no jogo o meia Pedro Ken no lugar de Gilberto, e na primeira participação do jogador, ele marcou para o Cruzeiro. Depois de muito bate e rebate na área, a bola sobrou limpa para Ken, que chutou firme, fazendo 2 x 0 para o time da casa, aos 24 minutos da etapa final.
Seis minutos depois o Deportivo quase diminuiu com o atacante Cásseres, que saiu sozinho à frente do goleiro Fábio, que fez grande defesa, nos pés do adversário. Aos 36, o lateral Jonathan quase ampliou em chute colocado, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. E ficou nisso: Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Itália.
FICHA TÉCNICA - CRUZEIRO 2 x 0 DEPORTIVO ITÁLIA
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Javier Arias (PAR)
Assistentes: Rodiney Aquilo (PAR) e Milciads Saldivar (PAR)
Cartões amarelos: Diez, Giroletti e Maidana (Deportivo); Fabinho, Thiago Ribeiro, Henrique e Jonathan (Cruzeiro)
Gols: CRUZEIRO: Fabinho, aos 5 minutos do primeiro tempo, e Pedro Ken, aos 24 minutos do segundo tempo.
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná (Fabrício) e Gilberto (Pedro Ken); Wellington Paulista e Thiago Ribeiro (Eliandro)
Técnico: Adilson Batista
DEPORTIVO ITÁLIA: Gato Fernández; McIntosh, Maidana, Javier López e Diez (Hernández); Jimenez, Giroletti, Díaz (Félix Cásseres) e Urdaneta; Blanco e Panigutti (Cásseres)
Técnico: Eduardo Saragó