postado em 25/03/2010 00:03
O Vasco completou sua quarta partida sem vitória ao ser derrotado pelo Americano por 3 x 2 na noite desta quarta-feira em São Januário, pela sexta rodada da Taça Rio, que corresponde ao segundo turno do Campeonato Carioca. O resultado deve aumentar a crise que se instalou no clube cruz-maltino e tornar ainda mais delicada a situação do técnico Vagner Mancini.Com o resultado, o Vasco segue com nove pontos ganhos e ocupa a terceira posição no Grupo B, sendo superado por América e Botafogo que ainda joga nesta quinta-feira. Já o Americano, que está brigando para fugir do rebaixamento, o resultado foi muito importante. O clube de Campos chegou aos sete pontos, no sétimo lugar do Grupo B e a dez pontos na classificação geral, escapando, por enquanto, da zona do rebaixamento.
O Vasco promoveu a estreia nesta quarta-feira seu uniforme número três, uma camisa branca com uma Cruz de Cristo em vermelho estilizada na parte da frente. Na próxima rodada, os cruz-maltinos enfrentam o Fluminense no Maracanã, enquanto o Americano recebe o Madureira em Campos.
O jogo
O primeiro tempo começou em ritmo acelerado, com os dois times tentando atuar de forma ofensiva. Aos dois minutos, Márcio Careca entrou pela esquerda e cruzou para a conclusão de Elton, mas a bola saiu. O Vasco pressionava mas encontrava dificuldades em colocar a bola para a conclusão dos atacantes Elton e Rafael Coelho que jogavam fixos na área do clube campista.
O Americano tentava chegar à área vascaína em jogadas rápidas numa tentativa de surpreender a defesa cruzmaltina. O que acabou acontecendo aos 17 minutos quando o meia Leandro Gomes recebeu nas costas da zaga vascaína e tocou rasteiro na saída do goleiro Fernando Prass.
O Vasco deu a saída e empatou a partida aos 18 minutos através de Elton que recebeu passe de Márcio Careca na área e mesmo marcado de perto por Nirlei, girou e bateu no canto esquerdo de Fred. O empate animou a pequena torcida vascaína que passou a incentivar o time em busca do gol de desempate. Só aos 26 minutos é que o Vasco voltou a ameaçar em chute de longa distância do volante Rafael Carioca, que passou perto da trave direita do Americano.
O time campista desempatou aos 28 minutos, quando Leandro Gomes voltou a receber livre na grande área, driblou o goleiro Fernando Prass e tocou para as redes.
Desanimado,o time dirigido por Vagner Mancini continuava com grande dificuldade para se aproximar da área campista e dependia do esforço individual do atacante Rafael Coelho que mostrava muito empenho e chegou a ser aplaudido pelos torcedores.
Quando tudo indicava que o Americano terminaria o primeiro tempo em vantagem, o Vasco empatou aos 43 minutos em chute forte e cruzado de Léo Gago, que entrou no ângulo esquerdo sem qualquer chance de defesa para o goleiro Fred.
O Vasco voltou para o segundo tempo sem modificações e, logo no primeiro minuto, Rafael Coelho foi lançado pela direita e chutou cruzado para boa defesa do goleiro Fred. O time americano só saiu da defesa depois dos cinco minutos e logo aos sete desempatou a partida, em jogada infeliz do volante Nilton, que tentou desviar o chute de Paulo Henrique e acabou encobrindo o goleiro Fernando Prass.
Aos dez minutos, Élder Granja agarrou Rafinha dentro da pequena área, mas o árbitro mandou o jogo seguir. O técnico Vagner Mancini decidiu colocar Dodô e Magno em campo para colocar pressão maior na defesa campista. Aos 22 minutos, Léo Gago cobrou falta com violência e o goleiro Fred defendeu com segurança. Mesmo com as mudanças, o Vasco não conseguiu criar lances de perigo e Mancini apelou para sua última cartada, tirando o zagueiro Fernando e colocando o meia Geovane Maranhão.
Aos 35 minutos, Jader foi expulso por entrada violenta e o time de São Januário passou a jogar dentro do campo do adversário. Um minuto depois, Magno chutou com violência e acertou o travessão. Logo depois, Léo Gago cobrou falta, Fred defendeu parcialmente e depois se jogou nos pés de Geovane Maranhão para evitar a conclusão.
Na base do desespero, o Vasco se mandou completamente para o ataque, mas o Americano soube se defender para garantir a vitória.