Superesportes

Em melhor jogo do ano, Grêmio assume liderança geral do Gauchão

postado em 25/03/2010 22:21
Uma noite quase perfeita serviu para o Grêmio desencadear uma série de fatores positivos. Ao aplicar 2 x 1 sobre o Novo Hamburgo, o Tricolor assumiu a liderança isolada do Grupo 10 do Campeonato Gaúcho, após cinco rodadas, mantendo os 100% de aproveitamento no segundo turno. Os três pontos, aliados ao vexame do Inter na quarta-feira, levaram o time de Silas a ter a melhor campanha do torneio, fator importante caso haja a necessidade de uma final.

Exercendo domínio durante toda a partida, o Grêmio conseguiu a primeira atuação verdadeiramente de qualidade de 2010, fazendo a diferença de um gol parecer um resultado magro em relação à produção da equipe. Os gols de Maylson e William fizeram o Tricolor alcançar a 12; vitória consecutiva. Desde 7 de fevereiro o Grêmio sempre sai com os três pontos de campo.

Nos minutos finais da partida, os gremistas amoleceram. A pressão do Noia ocorreu. Victor defendeu pênalti cobrado por Paulinho. Instantes depois, Kempes descontou.

O adversário de domingo será o Esportivo, também no Olímpico. O Novo Hamburgo, que manteve o segundo lugar na chave, enfrentará o Ypiranga, na segunda-feira.

O jogo
O mesmo estádio da final do primeiro turno. O mesmo adversário. Tudo isso servia de inspiração para o Novo Hamburgo repetir o nível de atuação daquela partida, porém, desta vez com a conquista da vitória. As atividades iniciais dos visitantes deram a impressão de que o resultado era possível. O Noia entrou no Olímpico adiantado, marcando em cima, obrigando o Grêmio a apelar aos chutões.

A postura não durou muito. Pois o Anilado errou passes. Errou quando se atirava para frente e contra um grande time em boa fase essa é uma falha imperdoável. A punição chegou em forma de gol, aos cinco minutos. Maylson puxou contra-ataque, tabelou com Jonas para depois finalizar e ver a bola tocar a rede do gol.

Os visitantes tentaram evitar o esmorecimento. Não mais do que isso. Em um mesmo lance, Jonas teve duas oportunidades para aumentar a vantagem. Na primeira, parou no goleiro. No rebote, acertou a trave. A jogada murchou o Novo Hamburgo como uma flor sem vida.

O Grêmio mostrou os motivos que o levam a ter a melhor campanha do Campeonato Gaúcho. O criticado William aproveitou o vento a favor, aos 17 minutos. Após cruzamento de Edílson, o centroavante desviou tirando do goleiro, marcando pela segunda vez com a camisa do Grêmio.

O ritmo foi mantido, construindo a atuação mais sólida do Tricolor em 2010. Victor foi exigido em duas fracas cabeçadas nos minutos finais do primeiro tempo.

O segundo tempo teve a perna esquerda do meia Douglas como a principal estrela. Sob uma fina chuva, o camisa 10 articulou três lances de perigo nos primeiros dez minutos. Jonas, de dentro da pequena área, colocou sobre o gol. Em outro passe de Douglas, Edílson chutou cruzado para defesa de Juninho. O goleiro evitou o terceiro em forte chute do meio-campista gremista.

Jonas queria deixar sua marca, mas uma força maior era exercida sobre a bola em seus chutes. Após receber lançamento de Mithyuê, aos 25 minutos, o atacante passou pelo goleiro, tocou com a parte de fora do seu pé direito, fazendo derrubar o zagueiro que chegava na velocidade. Delicadamente a bola tocou na trave, não entrando.

Para fechar a noite, era preciso uma grande defesa de Victor. Ela ocorreu aos 41 minutos em cobrança de pênalti de Paulinho. Porém, no lance seguinte, Kempes, entrando pelo lado direito, descontou.

Caxias na ponta
Se jogando a vida do Inter não está boa, secar também não tem sido uma atividade satisfatória para os colorados. Piorando a situação vermelha no Gauchão, o Caxias bateu o Veranópolis por 2 x 1, fora de casa.

A vitória levou o time grená aos 13 pontos, voltando à ponta do Grupo 11. O gol da vitória foi marcado por Cristian Borja, aos 32 minutos do segundo tempo, quando o Caxias tinha um jogador a menos.

Mesmo que vença a equipe da Serra no domingo, o Inter, terceiro colocado da chave, com oito pontos, não terá como assumir a liderança.

Na outra partida do dia, o Ypiranga superou o Avenida por 2 x 1. Com quatro pontos na classificação, o Avenida pode ser matematicamente rebaixado na próxima rodada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação