postado em 26/03/2010 09:35
A sorte parece não estar rondando a temporada 2010 da Stock Car. Depois de uma estreia tumultuada no início de março, quando os primeiros treinos coletivos foram marcados por problemas apresentados nos novos motores da categoria, ontem, no Autódromo de Interlagos, as coisas continuaram complicadas. Os treinos extras programados pela organização da maior categoria do automobilismo nacional acabaram sendo alterados mais uma vez devido à forte chuva que caiu na capital paulista. Em vez dos 34 carros irem para a pista divididos em dois grupos, com 1h15min de treinos cada, a sessão foi reduzida e todos correram juntos durante apenas meia-hora.Os treinos reduzidos desagradaram a equipes e pilotos, que tentam se adaptar as mudanças da categoria e fazer os acertos antes da abertura do campeonato, marcada para domingo, às 11h. ;Esperava muito mais hoje. A meia-hora que tivemos não deu para resolver nada. Ainda estamos na estaca zero. A estreia vai ser sofrida;, desabafa Amir Nasr, chefe da equipe Crystal Racing Team, única representante de Brasília na Stock Car. ;Acho essas mudanças de motor e pneu positivas, porque a nossa equipe sempre consegue uma adaptação rápida. Mas o que não vejo com bons olhos são as peças novas que não foram testadas e acabam apresentando problemas de vazamento e quebras;, acrescenta.
Apesar dos problemas enfrentados na tarde de ontem, Cláudio Ricci, que guia um dos carros da equipe de Brasília, está otimista para a corrida de domingo. O atual campeão do Itaipava GT Brasil conta que deu apenas três voltas ontem, pois teve um problema com o freio, mas disse que, mesmo assim, gostou do novo carro. ;Não esperava ter uma impressão tão boa logo de cara, tendo rodado tão pouco. Estou contente e bem satisfeito. Amanhã (hoje) vamos tentar fazer o máximo de quilometragem para conseguir os ajustes necessários. Confio no meu potencial e no da equipe. Tenho certeza que temos condições de sermos competitivos;, afirma o piloto gaúcho.
Confusão
Na avaliação de Amir Nasr, a primeira corrida do ano vai ser um pouco confusa. ;Os carros não conseguem andar porque os problemas nos motores ainda aparecem. A organização está correndo contra o tempo tentando arrumar uma solução provisória, mas o que a gente ouve falar é que a definitiva só vai vir na terceira ou quarta prova;, revela. Para o chefe de equipe, não existe nenhum favorito para faturar a primeira das 12 etapas previstas para a temporada. ;Duvido que uma equipe esteja mais preparada que a outra. Essa falta de tempo para se adaptar as mudanças e resolver os problemas é geral. Quem conseguir driblar essas adversidades mais rápido vai se dar melhor;, opina.
Segundo Constantino Jr, companheiro de Cláudio Ricci na Crystal Racing Team, ainda não é possível emitir uma opinião sobre o rendimento do novo carro. ;Estava chovendo muito hoje (ontem) e as condições da pista não eram favoráveis para buscar a performance do carro. Tive novamente um problema com o motor. Isso me deixa um pouco preocupado porque é a segunda vez que entramos na pista e isso acontece;, diz.
Hoje, os carros retornam ao Autódromo de Interlagos para duas sessões de treinos livres, com 45 minutos de duração cada. A esperança do piloto vice-campeão da Porsche Cup em 2009, é que ele possa rodar o máximo possível para ir tranquilo ao grid no domingo. ;Acho que a corrida vai ser definida com base na quilometragem. Quem conseguir andar mais vai se sair melhor;, admite. As tomadas classificatórias serão realizadas amanhã.
Motor mais potente
A Stock Car trouxe uma série de novidades para 2010. Um novo motor de 520 cavalos foi adotado pela categoria (o anterior tinha 480), com injeção eletrônica e etanol como combustível. Além disso, os pneus são formados por um novo composto em relação ao ano passado.
Treino equilibrado
As tomadas de tempo têm o mesmo formato do ano passado: três baterias e a pole definida entre os seis melhores pela média das três voltas mais rápidas.
Saiba mais
Descartes
Além das mudanças estruturais nos carros, a temporada 2010 da Stock Car também conta com uma novidade nos descartes. Agora, os pilotos terão três descartes obrigatórios durante a competição, sendo dois nas primeiras oito etapas, e um durante os playoffs (quatro últimas corridas).
Na TV
1; Etapa Stock Car
Domingo, às 11h
TV Globo