postado em 26/03/2010 19:51
No dia em que anunciou a chegada do terceiro uniforme às lojas, o Vasco decidiu que não vai mais utilizá-lo em partidas oficiais - apenas em amistosos e jogos comemorativos. A ;aposentadoria; foi confirmada pelo presidente Roberto Dinamite, durante a reunião do Conselho de Beneméritos cruzmaltinos, nesta sexta-feira.Diante do ex-presidente vascaíno Eurico Miranda, presidente do Conselho, Dinamite ouviu reclamações quanto à quebra de tradição no novo uniforme - em vez da faixa transversal cortando a camiseta, apresenta a Cruz de Cristo na cor vermelha estampando o peitoral. A alteração estaria ferindo o estatuto do clube.
O polêmico uniforme foi utilizado pela primeira vez - e única vez - na derrota por 3 a 2 para o Americano, na quarta-feira. Dinamite ressaltou que a criação da camisa foi inspirada em uma jogada de marketing: como o manto cruzmaltino nunca muda, as compras pelos torcedores seriam muito espaçadas.
Apesar disso, em comunicado oficial, o dirigente exaltou o sucesso do uniforme, que, em apenas cinco dias, vendeu mais de 70 mil exemplares, arrecadando R$ 526 mil brutos em royalties. "Para quem tem apenas cinco dias de vida, os números parecem justificar a estratégia e a ousadia", diz a mensagem da diretoria cruzmaltina.
"Para o Vasco era ainda mais vital criar um modelo de camisa número 3 que, seguindo as tendências internacionais, respeitam a história e a tradição do clube, mas são propositalmente mais flexíveis quanto às cores e a aparência mais marcantes dos emblemas oficiais", diz ainda o comunicado emitido pelo clube.