postado em 27/03/2010 09:03
O Campeonato Paulista entrou na sua reta de chegada e, neste final de semana, as equipes que brigam pela parte de cima da tabela necessitam obrigatoriamente da vitória. Contudo, duas delas se enfrentam no ABC paulista, o que possivelmente eliminará uma das disputas por um lugar nas semifinais do torneio. Neste sábado (27/3), às 18h30, São Caetano e Ponte Preta duelam pela sobrevivência no estadual.Oitavo e nono classificados no Paulistão, Ponte Preta e São Caetano, respectivamente, dependem dos três pontos para pressionarem a Portuguesa, que entra em campo apenas no domingo, às 19h30, para enfrentar o Grêmio de Presidente Prudente, outro time na briga por um lugar nas semifinais.
Com 25 pontos somados, a Macaca terá um desfalque importantíssimo para este confronto. O meio-campista Fabiano Gadelha, um dos destaques na campanha, está entregue ao departamento médico do time campineiro e não poderá ser escalado pelo técnico Sérgio Guedes. Por outro lado, o atacante Otacílio Neto, que cumpriu suspensão ante o Rio Claro, ficou à disposição do comandante.
Um tento atrás do alvinegro de Campinas, o São Caetano espera classificar-se às finais do interior. Embalado após um convincente triunfo sobre o Ituano, o Azulão espera diante da Ponte Preta encontrar a ;emoção; necessária para conseguir uma vitória. Everton Ribeiro, suspenso, não encara a Macaca.
"Nosso time tem perfil interessante. Os jogadores não se abalam, jogam sempre da mesma maneira independentemente do resultado. Isso é positivo quando estamos em situação adversa, mas nos falta aquela euforia, jogar com mais emoção", disse o técnico Roberto Fonseca, em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC.
O sábado também reserva dois confrontos que agitarão a briga pelo rebaixamento. Penúltimo colocado na tabela de classificação, com apenas 12 pontos, o Rio Branco viaja até Jundiaí para encarar o Paulista, 17; colocado, a partir das 18h30. Uma derrota fora de casa aproximará o time de Americana da A-2, da mesma forma que um resultado negativo complicará o Galo da Japi na zona de rebaixamento.
Com 17 pontos somados, na 15; colocação, o Bragantino, embalado pela vitória por 1 x 0 sobre o São Paulo, tentará se afastar ainda mais da degola diante do Rio Claro, que ocupa duas posições acima na tabela com 18 tentos somados. Um resultado positivo praticamente elimina as possibilidades de o Galo Azul cair à A-2.