postado em 27/03/2010 09:52
Dois dos maiores vencedores do Campeonato Francês, com grandes chances de título no torneio nacional, Bordeaux e Olympique de Marselha ignoram todas as disputas externas neste sábado (27/3), às 16h50, quando adentram o Stade de France para a disputa da final da Copa da Liga Francesa.Atual campeão e maior vencedor da competição, com três títulos e dois vice-campeonatos em 15 edições, o Bordeaux passou por Lorient, Sedan e Le Mans para chegar à decisão. Além disso, a equipe girondina faz brilhante temporada, sendo detentor do título e atual líder do Campeonato Francês, com 56 pontos, e está classificada para as quartas de final da Copa dos Campeões, onde enfrentará o compatriota Lyon.
Mesmo entrando na reta final da temporada e com tantas competições a decidir, o técnico do Bordeaux, Laurent Blanc, declarou a Copa da Liga como prioridade máxima. "O Bordeaux vai se concentrar na final desta competição, mesmo que a partida esteja próxima da Champions", declarou o ex-zagueiro.
Já no lado marselhês da grande decisão, o Olympique também faz boa campanha no Francês, sendo 4; colocado com 53 pontos, mas caiu ante o Benfica na Liga Europa e está em um grande jejum de títulos. Além de nunca ter conquistado a Copa da Liga Francesa, o Marseille não levanta uma taça desde 1993.
"Desesperado" por uma conquista, e vice-campeão consecutivo da Copa da França, outra competição do calendário francês, o OM quer parar de ficar no quase e finalmente soltar o grito de campeão.
"Será um espetáculo, em que toda a Europa estará atenta. Será um tira-teima entre as duas equipes que considero mais fortes no Francês. Nossa torcida, que em média vai em 60 mil por partida, será nossa força para trazer de volta a alegria para Marselha, um feito inédito", afirmou o atacante Brandão, presença quase garantida no time de Didier Deschamps. No lado do Bordeaux, Jussiê, Wendel, Fernando e Henrique compõem a ala brasileira.
Além disso, o Stade de France adiciona ainda mais mística ao duelo, e é o palco em que ambos os técnicos estiveram na conquista da Copa do Mundo de 1998, jogando a decisão contra o Brasil. Treinador do Bordeaux, Blanc era zagueiro da equipe que Deschamps, hoje comandante do Marseille, capitaneava.
"Já estou na segunda temporada defendendo o Olympique e nunca tive a honra de jogar neste estádio, que foi o palco da final da Copa do Mundo. Apenas a seleção utiliza este campo. O clima está sendo enorme, de muita expectativa sobre esta final, que será usada como amostra para a França sediar a Eurocopa de 2016", finalizou Brandão.