postado em 27/03/2010 16:31
Enquanto o Milan, de Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato, tropeçar nas últimas duas rodadas e desperdiçar a chance de assumir a liderança do Campeonato Italiano, a Roma cumpriu o seu papel neste sábado (27/3) e venceu uma verdadeira 'final'. Contando com o apoio da sua torcida, a equipe dos brasileiros Júlio Sérgio, Juan, Júlio Baptista, Taddei e Doni derrotou a Internazionale pelo placar de 2 x 1, com um dos gols sendo originado após uma falha do goleiro Júlio César, e encostou na ponta da tabela de classificação do Calcio.
O resultado positivo no Estádio Olímpico da capital italiana deixou a Roma com 62 pontos, apenas um atrás da Inter, que acumulou seu segundo tropeço nos últimos três jogos de campeonato - além da derrota deste sábado, o time de José Mourinho apenas empatou com o Palermo há uma semana - e já vê o tetracampeonato ameaçado.
Embalado pela grande vitória, a Roma volta a campo no próximo sábado com a possibilidade de assumir a liderança do torneio. Para alcançar tal feito, a equipe da capital necessita da vitória sobre o Bari, fora de casa. Concentrada na Copa dos Campeões da Europa, competição em que atua nesta quarta-feira ante o CSKA Moscou, da Rússia, a Inter encara na mesma data o Bologna.
A necessidade da vitória obrigou a Roma a pressionar o rival desde o início do confronto. Buscando as investidas do meio-campista De Rossi, o time da casa criou boas oportunidades e obrigou o goleiro brasileiro Júlio César a trabalhar desde o apito inicial. E, justamente em um erro do titular da seleção pentacampeã mundial, os mandantes abriram o placar.
Aos 16 minutos, o camisa 12 soltou a bola nos pés de De Rossi, após um cruzamento despretensioso, e viu o meio-campista da Azzurra inaugurar o marcador em Roma. Apesar da falha, Júlio César não se abateu e evitou que os mandantes aumentassem o marcador aos 38, quando o montenegrino Vucinic soltou a bomba e obrigou o arqueiro brasileiro a fazer uma grande defesa.
Atrás no marcador, a Internazionale cresceu na partida e acertou o travessão nos instantes finais da primeira etapa, com o zagueiro argentino Samuel. O gol saiu apenas no segundo tempo, depois de um início avassalador da equipe de Milão. Destaque do clube no ano, o meio-campista Sneijder cruzou na medida para Diego Milito vencer Júlio Sérgio e empatar.
No entanto, a Roma manteve o bom ritmo de jogo e chegou à vitória por intermédio do oportunismo do artilheiro Luca Toni. O atacante recebeu livre dentro da área, aproveitando falha da zaga interista, e tocou na saída de Júlio César para decretar o triunfo. Vitória romana, que ameaça diretamente o tetracampeonato da nerazurri.