postado em 27/03/2010 17:58
O Barcelona não apresentou o futebol vistoso pelo qual ficou conhecido, mas demonstrou mais uma vez sua competência. Neste sábado (27/3), o clube catalão derrotou o Mallorca pelo placar mínimo, gol do atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, e reassumiu a liderança do Campeonato Espanhol O Barça soma três pontos à frente do Real Madrid, que entra em campo neste domingo (28/3) para disputar o dérbi diante do Atlético de Madrid.
O triunfo deixou os blaugrana com 74 pontos na competição. O resultado torna-se expressivo, principalmente, pela excelente campanha do Mallorca fora de casa. O resultado de 1 x 0 acabou sendo apenas o segundo revés sofrido pelos rubro-negros nesta temporada em seu estádio. Com o placar negativo, o time de Gregorio Manzano permaneceu com 47 pontos, na quarta colocação.
Depois de cumprir o seu papel hoje, o Barcelona retoma sua concentração na Copa dos Campeões da Europa. Atual campeão do continente, a equipe de Lionel Messi encara na quarta-feira o Arsenal, em Londres, pelo primeiro confronto quartas de final. Já no domingo, os catalães enfrentam o Athletic de Bilbao, atual sexto classificado na tabela com 42.
Em contrapartida, o Mallorca tentará reencontrar o caminho das vitórias e seguir na briga por um lugar na Champions League do próximo ano sábado, diante do Almería, do goleiro brasileiro Diego Alves.
O jogo
Derrotado apenas uma vez em treze partidas no ONO Estadi, onde apenas o Sevilla venceu, em 20 de fevereiro, o Mallorca procurou impor seu forte ritmo de jogo dentro de casa e logo aos três minutos causou o primeiro susto ao goleiro Victor Valdés. Após receber bom passe, Aduriz carimbou a trave do arqueiro catalão e arrancou os primeiros suspiros da fanática torcida de Palma de Mallorca.
A chance criada pelos donos da casa refletiu o excelente desempenho do Mallorca no Campeonato Espanhol. No entanto, a fase iluminada do Barcelona aos poucos acabou aparecendo no confronto, que tornou-se equilibrado. Com 17 minutos, Pedro descolou grande cruzamento e encontrou Gabriel Milito dentro da área. O zagueiro desviou para a meta e viu o goleiro Dudu Aouate.
O arqueiro do Mallorca protagonizou a partida até o final do primeiro tempo. Bem posicionado e apresentando reflexos apurados, o israelense evitou por duas vezes que Ibrahimovic abrisse o marcador para o Barcelona. Acuado, os mandantes responderam por meio das bolas paradas e, aos 43, Borja Valero cobrou falta com categoria e carimbou a trave de Valdés.
Os sustos da primeira etapa serviram de lição para o Barcelona. Logo com cinco minutos, Josep Guardiola colocou Lionel Messi, que começou a partida no banco de reservas em virtude da partida diante do Arsenal, em campo e o argentino mudou o comportamento dos catalães. Mas, o posicionamento defensivo do Mallorca impedia os avanços do melhor jogador do mundo.
O oportunismo externado no tento anotado motivou o sueco dentro de campo. Quatro minutos depois de vazar o israelense, Ibra deu um lindo passe de costas para Messi, que chutou forte e forçou outra intervenção do goleiro. À frente no placar, o Barça fez o que melhor sabe para segurar a vantagem: trocar passes.
Málaga e Tenerife ficam no empate - O Málaga teve uma grande oportunidade de afastar-se da zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol neste sábado. Contudo, mesmo atuando à frente dos seus torcedores, os Boquerones ficaram apenas no empate por 1 a 1 diante do Tenerife, 18º colocado na tabela de classificação e um dos fortes candidatos ao rebaixamento.
A igualdade deixou os mandantes com 31 pontos, seis à frente justamente do Tenerife, primeira equipe dentro da zona da degola. No próximo final de semana, o Málaga terá um confronto decisivo para evitar a queda à Segunda Divisão. No sábado, a equipe do técnico Juan Ramón Muñiz enfrenta o Zaragoza.
Por outro lado, o Tenerife viaja para a Andaluzia, onde terá o desafio de vencer o Sevilla, dos brasileiros Adriano, Renato e Luís Fabiano, camisa 9 da seleção de Dunga.