postado em 27/03/2010 18:27
Uma vitória impecável. Assim foi a goleada do Atlético-PR por 5 x 0 sobre o Cascavel na tarde deste sábado (27/3), pela segunda fase do Campeonato Paranaense. Sem dificuldades, os donos da casa fizeram valer o fato de atuarem na Arena da Baixada e garantiram a segunda vitória em dois jogos nesta etapa da competição. Na primeira rodada, os rubro-negros haviam batido o Corinthians-PR por 4 x 1.
O resultado leva o Atlético a sete pontos, ultrapassando, pelo menos temporariamente, o arquirrival Coritiba na liderança do Estadual. O Coxa, com cinco, enfrenta o Timãozinho neste domingo, no Couto Pereira. No clássico de estreia, contra o Paraná, os alviverdes garantiram três pontos de forma 'magra': 1 x 0.
O Atlético-PR volta a campo pelo Campeonato Paranaense somente no próximo domingo, quando faz o clássico contra o Paraná na Arena da Baixada. Antes disso, na quinta-feira, o Furacão faz, também em seus domínios, o jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Sampaio Corrêa, do Maranhão. Em São Luís, o empate por 1 x 1 deixou tudo em aberto.
O jogo
O Furacão praticamente começou a partida com um gol de vantagem no placar. Na saída de bola, Gilson perdeu a bola para Bruno Mineiro. O atacante rubro-negro disparou em jogada individual, tentou tirar do goleiro e a bola sobrou para Pepe Toledo, livre, empurrar para as redes, marcando seu primeiro gol com a camisa atleticana e abrindo o marcador a favor dos donos da casa com apenas 20 segundos de jogo.
Abalado, o Cascavel perdeu-se dentro do próprio esquema de marcação. Mesmo fechados no campo de defesa, os visitantes davam espaço para novas investidas do Atlético. Tanto que, aos sete minutos, em nova troca de passes no setor ofensivo, Pepe Toledo ajeitou para Bruno Mineiro, que disparou um belíssimo chute de fora da área e ampliou a vantagem do Furacão. No lance seguinte, o autor do segundo gol quase fez mais um, de cabeça, após cruzamento de Raul.
A partida ficou mais truncada. Consciente, o Atlético lançava-se ao ataque aproveitando a agilidade pelos flancos do gramado. O experiente Paulo Baier alçava bolas na área e lançamentos por trás da zaga da Serpente, dando trabalho ao goleiro Veloso. Aos 36 minutos, aproveitando falha da zaga adversária, Raul recebeu belo passe após tabela entre os atacantes rubro-negros e, livre, fez o terceiro gol atleticano.
A vantagem de três gols no placar ainda no primeiro tempo seria suficiente para, no mínimo, tranquilizar os donos da casa. Entretanto, os atleticanos não estavam satisfeitos. A dois minutos do intervalo, Paulo Baier lançou para Rhodolfo, que executou belo drible sobre a defesa do Cascavel e fechou a conta do CAP nos primeiros 45 minutos: goleada por 4 x 0 e domínio pleno da partida.
Apesar do resultado garantido e do adversário nada fazer em campo, o Atlético manteve o ritmo na etapa complementar. Veloso salvou pelo menos três grandes chances claras de gol nos primeiros 15 minutos. Aos 18, em contra-ataque rápido, Pepe Toledo cruzou da direita para Bruno Mineiro, de cabeça, marcar seu segundo gol na partida e o quinto do Furacão na Arena da Baixada.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 5 X 0 CASCAVEL
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 27 de março de 2010, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo
Assistentes: Ricardo Vilar Neves e César da Silva Nogueira
Cartões amarelos: Pepe Toledo (Atlético-PR)
Gols: ATLÉTICO-PR: Pepe Toledo aos 20 segundos, Bruno Mineiro aos sete, Raul aos 36 e Rhodolfo aos 43 minutos do primeiro tempo; Bruno Mineiro aos 18 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-PR: Neto; Manoel, Rhodolfo, Chico e Raul (Gerônimo); Valencia (Alan Bahia), Netinho, Paulo Baier e Márcio Azevedo (Tartá); Bruno Mineiro e Pepe Toledo
Técnico: Leandro Niehues
CASCAVEL: Veloso; Rafael, Tininho, Rodrigo (Ciro) e Gilson; Sidiclei, Kim, Uéverson (Gilberto) e Irineu; Rincón e Mineiro (Wellington)
Técnico: Elói Kruger