postado em 28/03/2010 08:00
Embalado por mais uma goleada, 4 x 2 sobre o Botafogo-SP, e classificado às semifinais do Campeonato Paulista, o Santos agora busca manter a condição de líder do Estadual, para ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais na fase decisiva da competição. E para se aproximar deste objetivo, o Peixe terá que bater o Monte Azul, seu adversário deste domingo, a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.
[SAIBAMAIS]Para este confronto, o técnico Dorival Júnior não poderá contar com o zagueiro Edu Dracena, que recebeu o terceiro cartão amarelo - Bruno Aguiar será o seu substituto. Mas o principal desfalque fica por conta do atacante Robinho, com uma inflamação no músculo posterior da coxa esquerda.
Por outro lado, o treinador terá três "reforços" diante do Azulão. Recuperado de uma fibrose no músculo posterior da coxa esquerda, Léo deve retomar seu posto na lateral esquerda, no lugar do polivalente Pará.
O meia Wesley, que cumpriu diante do Botinha a partida de suspensão automática por sua expulsão contra o Ituano, e Neymar, que havia sido punido em dois jogos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJD-SP), também estão à disposição da comissão técnica e retornam a equipe titular.
Wesley deve levar a melhor sobre George Lucas, que retornou ao time diante do Botafogo-SP, e atuar na lateral direita. Sendo assim, no meio-campo, Dorival Júnior deve manter o quarteto Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique. No entanto, também existe a pequena possibilidade de Madson ser mantido no ataque, ao lado de Neymar e André. Com isso, Mancha sairia do time.
Confiante, principalmente pelo retorno de Neymar à equipe, o meia Marquinhos espera mais uma vitória visando garantir ao clube, que atualmente soma 38 pontos, a primeira colocação e a vantagem na fase final do Paulistão.
"Agora, a nossa obrigação é buscar essa vantagem, pois é muito difícil você ser o primeiro em um campeonato como o Paulista. Se isso acontecer, com quatro empates o titulo vem para a Baixada (Santista). Então, temos a obrigação de ficar em primeiro e trazer a vantagem para o nosso lado. Não temos que "baixar a guarda". Temos de continuar jogando da mesma forma e vencendo, porque no final o que vai valer é o titulo", destacou Marquinhos.
Se no Santos a missão é garantir o primeiro lugar, para ter vantagem contra os seus rivais no mata-mata decisivo do Paulistão, no Azulão, a tarefa é mais complicada. O Monte Azul, 18° colocado, com 12 pontos ganhos, tenta evitar a queda para a Série A-2 do Estadual, justamente no ano em que está disputando, pela primeira vez, a divisão de elite.
Após sofrer uma goleada por 3 x 0 do Santo André, o AMA tenta se reerguer diante do líder, para continuar buscando fugir da degola. Para este jogo, o técnico Márcio Bittencourt não poderá contar com o goleiro Tiago Cardoso, contundido, que foi vetado pelo departamento médico do Monte Azul.
A única novidade positiva para Bittencourt fica por conta da volta do zagueiro Cris, que cumpriu suspensão automática contra o Ramalhão, pelo cartão vermelho recebido na derrota para a Portuguesa.
Enquanto isso, o atacante Christian (ex-Internacional, Grêmio, Corinthians e Portuguesa) irá uma vez mais ficar no banco de reservas do Monte Azul, pois Borebi e Rafael Chorão devem ser mantidos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS x MONTE AZUL
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 28 de março de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elcio Paschoal Borborema
Assistentes: Marco Antonio de Andrade Motta Júnior e Márcio D'Avila Tragante
SANTOS: Felipe; Wesley (George Lucas), Bruno Aguiar, Durval e Léo (Pará); Rodrigo Mancha (Madson), Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar e André
Técnico: Dorival Júnior
MONTE AZUL: Luis Carlos; Ávalos, Cris (Mauro) e Cléber Carioca; André Cunha, Bilica, Rafael Fefo, Luciano Sorriso e Dedê; Borebi e Rafael Chorão
Técnico: Márcio Bittencourt