postado em 28/03/2010 08:00
Flamengo e América-RJ se enfrentam neste domingo (28/3), às 16 h (de Brasília), no Engenhão, pela penúltima rodada da Taça Rio, em um confronto que reserva um fato curioso. É que o Vasco será obrigado a torcer por um triunfo do arquirrival neste encontro. Os cruz-maltinos ocupam a terceira posição do Grupo B com nove pontos, dois a menos que o América, que vai dar um passo gigantesco rumo à classificação se derrotar o Fla. Os rubro-negros, com 16 pontos, na ponta do Grupo A, disputam a primeira posição da chave com o Fluminense, que tem a mesma pontuação.
Andrade, técnico do Flamengo, vê a partida deste domingo como importante para a sua equipe, apesar de seu time estar garantido nas semifinais da Taça Rio. O treinador entende que é importante chegar bem na fase decisiva da competição.
"Vamos enfrentar o América neste domingo e o Friburguense no próximo fim de semana com o máximo de seriedade, pois sabemos que precisamos chegar nas semifinais com um embalo de campeão, já que existem desafios ainda maiores pela frente. Além disso seria bom, pelo aspecto emocional, mantermos a primeira colocação da chave", disse Andrade.
O treinador rubro-negro lembrou ainda que o Diabo pode ser considerado um teste importante, uma vez que também depende dos próprios resultados para se garantir nas semifinais. "O América pode ser considerado um teste muito importante para o Flamengo, pois montou um bom time para este ano, que cresceu muito de produção neste segundo turno. Vamos fazer um jogo com o máximo de seriedade, lembrando que é muito importante derrotarmos uma equipe que ainda pode cruzar conosco nas semifinais", afirmou Andrade.
Outro destaque do Flamengo é a luta pela artilharia. Vágner Love, com 11 gols, e Adriano, com dez tentos anotados, brigam para terminarem a competição com o título de goleador máximo, algo que o Rubro-Negro não consegue desde 2001.
"Vejo essa concorrência como muito sadia para o Flamengo, pois pode nos ajudar muito na luta pelo título. O jogo contra o América pode servir como mais uma oportunidade deles balançarem as redes e tomara que isso aconteça", destacou o lateral esquerdo Juan.
Para este jogo, o Flamengo terá o retorno do volante Toró, mas este ficará no banco de reservas, uma vez que o chileno Maldonado, que o substituiu na vitória de 3 x 1 sobre o Tigres do Brasil, será mantido por Andrade. Na zaga, David segue ao lado de Fabrício, uma vez que Álvaro será preservado por ainda se recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo.
Pelo lado do América, o técnico Gabriel Vieira está procurando passar para seus jogadores a necessidade de uma vitória sobre o Flamengo. Mais do que isso, ele quer colocar na cabeça de seus comandados que é possível derrotar o campeão brasileiro.
"Muitos não acreditariam que o América chegaria a essa penúltima rodada da Taça Rio dependendo dos próprios resultados para garantir a vaga nas semifinais. Nós mostramos que isso virou realidade e sei que podemos provar que temos condições de derrotar o Flamengo. Meu grupo está surpreendendo porque nunca deixou de acreditar", afirmou Gabriel.
O América não contará neste duelo com o meia Osmar, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido no empate por 1 a 1 com o Bangu. Bruno Reis deverá ser escolhido como o seu substituto.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X AMERICA
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de março de 2010 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Dibert Moises (RJ) e Flávio da Silva (RJ)
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, David, Fabrício e Juan; Maldonado, Willians Kléberson e Petkovic; Vágner Love e Adriano
Técnico: Andrade
AMÉRICA-RJ: Roberto; Claudemir, Fábio Braz, Luciano Almeida e Gerson; Júnior, Mael, Bruno Reis e Jones Carioca; Adriano e Paty
Técnico: Gabriel Vieira