O GP da Austrália deste domingo teve todos os ingredientes de uma grande corrida de Fórmula 1. Ao contrário da abertura da temporada, no Barein, marcada pela monotonia, desta vez houve chuva, acidentes, ultrapassagens e emoção. O atual campeão mundial, o inglês Jenson Button, venceu ao volante da McLaren, com o polonês Robert Kubica (Renault) em segundo e o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) em terceiro, subindo ao pódio mais uma vez.[SAIBAMAIS]
Rubens Barrichello (Williams) também tem o que comemorar, ao pontuar novamente, com o oitavo lugar. Lucas di Grassi resistiu bastante com sua Virgin e ficou na corrida durante 41 voltas. Bruno Senna saiu logo na sexta passagem.
Massa teve uma grande largada, quando saiu do quinto lugar para a segunda colocação. E festejou o fato de ter completado a corrida à frente do companheiro de equipe, Fernando Alonso, que chegou em quarto. O espanhol se envolveu em um acidente logo no início e fez uma ótima prova de recuperação.
Ganhador do primeiro GP da temporada, Alonso contabiliza 37 pontos e segue na liderança do campeonato. Após o segundo pódio consecutivo, Massa assumiu a vice-liderança, com 33 pontos. Button chegou a 31 e completa o grupo dos três primeiros. A próxima corrida está marcada para 4 de abril, na Malásia.
O resultado em Melbourne é significativo para Massa, que não costuma ter sorte na Austrália. Desde 2002 na Fórmula 1, o brasileiro havia completado apenas duas das sete provas que correu no país, tendo como melhor desempenho a sexta colocação em 2007.
Chuva
A largada do Grande Prêmio da Austrália foi tumultuada e com chuva. Enquanto Massa pulava da quinta para a segunda colocação, uma sequência de acidentes tirou alguns pilotos e obrigou outros a visitarem os boxes logo na primeira volta.
De forma audaciosa, Massa ganhou três posições e passou a perseguir o alemão Sebastian Vettel, pole position. Poucos metros atrás, o inglês Jenson Button, da McLaren, tocou a Ferrari do espanhol Fernando Alonso, que por sua vez atingiu a Mercedes do alemão Michael Schumacher.
Ainda na primeira volta, o japonês Kamui Kobayashi perdeu o controle de sua Sauber, bateu no muro e em seguida atravessou a pista. No caminho, atingiu a Williams do alemão Nico Hulkenberg. Os dois pilotos foram obrigados a deixar a corrida.
Por causa do acidente na largada, os campeões mundiais Fernando Alonso e Michael Schumacher caíram para as últimas colocações. Após quatro voltas com safety car, a corrida recomeçou.
Pouco depois da relargada, Massa foi ultrapassado por Mark Webber. Na nona volta, já sem chuva, a maioria dos pilotos entrou nos boxes. Nesse processo, o brasileiro da Ferrari foi ultrapassado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e por Kubica, que assumiu o terceiro posto, atrás de Vettel e Button.
Na 26; volta, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, teve problemas de freio e saiu da pista. O inglês Jenson Button assumiu a liderança. Para completar a festa da McLaren, Hamilton passou Rosberg e assumiu o terceiro lugar, atrás de Kubica. Nos boxes, os mecânicos da McLaren vibraram.
Sem ser ameaçado na liderança, Button abriu uma vantagem confortável em relação a Kubica. Massa e Alonso aproveitaram a segunda parada de Hamilton para assumirem a terceira e a quarta posições, respectivamente. Apesar dos pneus extremamente desgastados, os dois ferraristas conseguiram se segurar com apenas um pit stop.
Na penúltima volta, Hamilton tentou a cartada final em cima do desafeto Fernando Alonso. O espanhol se defendeu com habilidade, enquanto o inglês e Webber se tocaram. Com a disputa acirrada pela quarta colocação, Massa se manteve no terceiro posto e garantiu presença no pódio.
Ordem de chegada
1. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14. Karun Chandhok (ING/Hispania), a 4 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 volta
Mundial de Pilotos
1. Fernando Alonso 37 pontos
2. Felipe Massa 33
3. Jenson Button 31
4. Lewis Hamilton 23
5. Nico Rosberg 20
6. Robert Kubica 18
7. Sebastian Vettel 12
8. Michael Schumacher 9
9. Vitantonio Liuzzi 8
10. Mark Webber 6
11. Rubens Barrichello 5