postado em 28/03/2010 12:09
A equipe Victory, dos Emirados Árabes Unidos, confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro e segundo lugar na primeira prova do GP Brasil Class 1 de Motonáutica, disputada na tarde deste sábado (27/3), na praia do Flamengo, Rio de Janeiro. Neste domingo, às 14h30 (horário de Brasília), acontece a segunda e última corrida da etapa brasileira do circuito mundial, uma espécie de Fórmula 1 dos mares.
O barco Fazza 3, do piloto Arif Saif Al Zafeen e do 'throttleman' (responsável por acelerar e desacelerar o barco) Nadir Bin Hendi, largou na pole position e liderou a corrida de ponta a ponta, completando as 14 voltas da prova em 35min44s56, com média de 164,83 km/h. Com a vitória, a dupla somou 20 pontos na competição.
Em segundo lugar apareceu o barco Fazza 1, da dupla Abdullah Al Mahairbi e Mohammed Al Marri, que ficou 45s45 atrás do líder. Os noruegueses Kolbjorn Selmer e Jorn Tandberg, da equipe Welmax, completaram o pódio.
Apesar da grande vantagem, os vencedores consideraram a competição muito disputada. "A prova foi difícil, principalmente por causa do vento forte. Me senti como se tivesse correndo em casa. Agradeço todos os brasileiros que participaram do espetáculo e que torceram por nós", disse Arif Saif, que agora soma 13 vitórias em 19 GPs disputados na carreira.
Sobre a disputa que será realizada neste domingo, Arif foi cauteloso. "Será um outro dia. Nosso sucesso vai depender das condições do tempo", considerou. Seu companheiro de equipe compartilhou da opinião. "Vamos dar o nosso melhor amanhã", afirmou Nadir, que declarou amor pela Cidade Maravilhosa. "Aqui é muito bonito. Espero poder voltar em outras oportunidades, com mais tempo para conhecer a cidade", destacou.
Piloto do barco Fazza 1, Abdullah Al Mehairbi espera subir um degrau no pódio na prova deste domingo. "Temos dois barcos praticamente invencíveis. Muito rápidos. Espero vencer no domingo, mas a equipe Fazza é um time", comentou.
O norueguês Kolbjorn Selmer, piloto do barco Welmax 90, que completou o pódio, elogiou a estrutura montada na Marina da Glória para receber o GP Brasil Class 1. "A estrutura é fantástica. Um bom lugar pra competir e espero que o circuito seja mantido para o próximo ano", afirmou Selmer, que espera endurecer a disputa na segunda prova. "Foi uma boa competição. Agora temos que pensar na próxima prova. A equipe Fazza é o barco a ser superado", explicou.