Governador Valadares - Visando à vitória no duelo contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, na próxima quarta-feira, pela Copa Libertadores da América, o Cruzeiro utilizou uma equipe exclusivamente reserva na tarde deste domingo (28/3) e acabou derrotado por 2 x 1 pelo Democrata, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares.
A equipe de Adílson Batista foi dominada durante a maior parte do jogo, mas saiu na frente e deu esperanças de vitória à torcida celeste. Entretanto, no segundo tempo o Democrata pressionou muito e chegou à virada. O Cruzeiro termina na liderança sua participação na primeira fase do Campeonato Mineiro, com 24 pontos. O Democrata, com 23, acabou na terceira colocação.
O jogo - A partida começou muito movimentada no Mamudão. Logo no primeiro minuto de jogo, Wanderson disparou forte chute de fora da área, o goleiro Rafael deu rebote e o atacante Eraldo, livre, não conseguiu concluir com precisão. A tendência do jogo parecia a favor do Democrata, que segurava a posse de bola e atacava com mais perigo. Entretanto, em uma jogada inteligente de Bernardo, quem abriu o placar foi o Cruzeiro, aos cinco minutos.
O meia celeste construiu bem jogada no campo ofensivo e tocou para Kieza. Fora da área adversária, o atacante percebeu o espaço que o goleiro Bruno dava e finalizou em chute rasteiro e preciso no canto esquerdo, abrindo o placar para os visitantes. Apesar de construir com mais qualidade suas oportunidades de gol, o Democrata pecava nas conclusões a gol, em especial as de longe.
Com a vantagem no marcador, o Cruzeiro passou a priorizar a marcação, acuando-se em seu campo de defesa. Oportunista, o time de Governador Valadares passou a pressionar muito. Vendo que o momento era propício para buscar o empate, o técnico Moacir Júnior adiantou sua equipe. A bola chegava com frequência aos pés dos atacantes Ely Thadeu e Eraldo. Porém, ambos demoravam muito até tocarem ou concluírem a gol, facilitando a vida da zaga celeste.
O Cruzeiro melhorou seu ritmo na reta final do primeiro tempo. Inspirado, Bernardo era o principal articulador das jogadas da Raposa. Aos 37 minutos, em mais um belo avanço pela direita, ele rolou a bola para o lateral Marcos, que bateu forte e acertou em cheio o travessão de Bruno. Nos acréscimos, quem quase ampliou a vantagem visitante foi Fabrício. Desmarcado, ele arriscou de fora da área, acertando a bola na rede pelo lado de fora.
Para a etapa complementar, o técnico Adílson Batista trocou Fabrício por Fernandinho. Com apenas um minuto do primeiro tempo, um autêntico banho de água fria para os visitantes: após tentar diversas vezes, Alex Santos disparou de fora da área mais uma vez e contou com contribuição do goleiro Rafael, que não chegou com firmeza à bola, permitindo o empate do Democrata.
O gol animou o time da casa, que se animou e partiu pra cima do cada vez mais recuado Cruzeiro. Aos sete, Ely Thadeu, cara a cara com Rafael, perdeu um ;gol feito; para o Democrata. Adílson voltou a modificar sua equipe, trocando Bernardo por Dudu. Na marca dos 16 minutos, Camilo vacilou dentro da área celeste e perdeu a bola para Wanderson, que não perdoou e fez o segundo o Democrata.
Aos 38, Celinho garantiu a vitória dos donos da casa marcando um golaço. Substituindo Ely Thadeu, o jogador recebeu passe dentro da área e tocou por cobertura na saída do goleiro Rafael, esbanjando categoria e garantindo a vitória do time de Governador Valadares.
FICHA TÉCNICA
DEMOCRATA 3 X 1 CRUZEIRO
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG)
Data: 28 de março de 2010, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Júnior
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Júnior Antonio da Silva
Cartões amarelos: Rafael, Magalhães, Wellington Paulista (Cruzeiro); Marcel, Lúcio e Beto (Democrata)
Gols:
CRUZEIRO: Kieza, aos 6 minutos do primeiro tempo
DEMOCRATA: Alex Santos, a 1 minuto do segundo tempo, Wanderson, aos 16 minutos e Celinho, aos 38 minutos do segundo tempo
DEMOCRATA: Bruno; Alex Santos, Lúcio, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Marcel, Sandro Manoel e Wanderson (Beto); Eraldo e Ely Thadeu (Celinho)
Técnico: Moacir Júnior
CRUZEIRO: Rafael, Marcos, Gil, Cláudio Caçapa e Magalhães; Fabrício (Fernandinho), Uchoa, Camilo (Andersson Lessa) e Bernardo (Dudu); Kieza e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista