Superesportes

Liga Futsal premia melhores e anuncia temporada 2010

postado em 30/03/2010 00:08

Foz do Iguaçu (PR) ; Um dos esportes mais populares do Brasil, o futsal teve a sua noite de gala nesta segunda-feira. Em evento realizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, foram premiados os melhores atletas das duas últimas temporadas, além de anunciadas as novidades para a edição 2010 da Liga nacional de clubes.

Dona de três títulos nos últimos cinco anos, a Malwee Cimed foi a grande vencedora, com seis atletas premiados: Falcão (melhor ala esquerdo, melhor jogador e artilheiro de 2008 e 2009), Lenísio (melhor pivô de 2008 e 2009; artilheiro de 2009), Tiago (melhor goleiro de 2008), Chico (melhor fixo de 2008), Valdim (melhor ala direito de 2008, ano em que defendia a Cortiana/AFF) e Basília (revelação de 2008, quando jogava também jogava na Cortiana). Técnico da equipe catarinense, Fernando Ferretti foi eleito o melhor de seu cargo há dois anos.

Atual campeão, o Carlos Barbosa levou outras duas taças para o Rio Grande do Sul: melhor goleiro de 2009, dada a Lavoisier e melhor técnico do último campeonato, entregue ao respeitado treinador Paulo Mussalem. Ala do V Minas, Diece foi escolhido como revelação do último ano. Já o bom desempenho de Júlio rendeu não só um contrato no Krona/Joinville/DalPonte ao ex-atleta do Zaely/Penalty/Umuarama como também o troféu de destaque como fixo.

"Nunca canso de ganhar prêmios. Isso eu vejo como um diferencial: há muitos atletas no futebol, como o Ronaldinho Gaúcho, que tem aqueles dois ou três anos de auge e se acomoda até parar. Eu não canso: sempre quero mais e mais. As marcas são eternizadas e não se apagam", resumiu o astro Falcão, que recentemente se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira. "O mais legal é que esses prêmios vêm naturalmente. Não tem aquela coisa de não passar a bola para o companheiro", completou.

Grande nome do futsal na atualidade, o camisa 12 falou sobre seu trabalho motivacional para continuar como o melhor do mundo durante tantos anos consecutivos. "A motivação vem da minha casa. Eu sou cobrado muito pelos meus filhos e também gosto bastante deste momento. Ninguém está acostumado a críticas, então vou procurar me manter no mais alto nível até o meu corpo permitir", afirmou o atleta, que completa 33 anos em junho.

Enquanto Falcão segue se deliciando com as suas conquistas, Diece se acostuma a elas. Aos 23 anos, o ala recebeu com surpresa o maior reconhecimento de sua curta carreira. "Não tenho planejamento: só trabalho e deixo acontecer, pois Deus sabe o que faz. Não esperava este prêmio, pois há vários jogadores pelo Brasil que são de alto nível. Só tenho a agradecer a minha mãe e ao grupo do Minas, que me ajudou bastante", destacou o jogador.

Próximo campeonato

A Liga Futsal homenageou os melhores das últimas temporadas, mas não se esqueceu de falar de 2010. Com recorde de participantes (21), o próximo nacional de clubes será iniciado na segunda-feira (5 de abril), com o Carlos Barbosa iniciando a defesa da taça diante do Atlântico URI Erechim, às 19h00 (de Brasília), em seu ginásio.

"Vinte e um times de alto nível é uma coisa que não existe em nenhum outro lugar do mundo", comemorou Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). "A evolução do futsal hoje é fruto do nosso trabalho. E tenho certeza que juntos faremos mais. A perspectiva de estarmos nas Olimpíadas continuará a ser perseguida com toda a dedicação, ênfase e entusiasmo", garantiu.

Sete estados estão representados na Liga Futsal 2010: Rio Grande do Sul (Atlântico/Erechim, Assoeva/Unisc/Vetor, Carlos Barbosa e Cortiana/AFF), Santa Catarina (Florianópolis, Krona/Joinville/DalPonte, Malwee/Cimed e Unisul Seguridade), Paraná (Copagril/Faville/DalPonte, Diplomata/Muffatão/Cascavel, Foz do Iguaçu e Zaeli/Penalty/Umuarama), São Paulo (Intelli/Orlândia, RCG/Garça/Umbro, São Caetano/Corinthians/Unip e São Paulo), Minas Gerais (Praia Clube/Uberlândia e V Minas), Rio de Janeiro (Poker/PEC e Macaé) e Goiás (Anápolis/Super Bolla).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação