Superesportes

Cruzeiro vence argentinos e assume a ponta na Libertadores

postado em 31/03/2010 21:39
O Cruzeiro venceu o Vélez Sarsfield na noite desta quarta-feira e deu à sua torcida dois motivos para comemorar: a vitória sobre um clube da Argentina e a liderança em um grupo complicado. Com o placar do Mineirão mostrando 3 x 0 para a equipe da casa, o time celeste conseguiu ultrapassar o rival e virou líder do grupo 7 da Taça Libertadores com dez pontos, superando os argentinos no saldo de gols.

Desde os primeiros minutos a Raposa pressionou o adversário, saía em jogadas rápidas e conseguia criar boas chances de gol. O Vélez, que ainda não tinha perdido na competição, entrou em campo com o intuito de conseguir um empate, pois ficou muito recuado e quase não criou. Os destaques do jogo foram os dois atacantes celestes. A dupla funcionou muito bem: Thiago Ribeiro fez um gol e duas assistências e Kleber balançou as redes duas vezes.
Lance da partida entre Cruzeiro x Velez nesta quarta-feira
Completando o grupo 7, o Colo Colo é o terceiro colocado, com quatro pontos, e o Deportivo Itália é o lanterna, com apenas um tento. As duas equipes fecham a quarta rodada do grupo no próximo dia 6, em Caracas, na Venezuela.

A última rodada do grupo será decisiva. No dia 15 de abril, o Cruzeiro encara o Colo Colo, em Santiago, no Chile. No mesmo dia o Vélez enfrenta o Deportivo Itália, na Argentina. O objetivo de todos é conquistar a primeira posição, já que este ano apenas os seis melhores segundos colocados se classificam para a próxima fase.

Agora o pensamento do Cruzeiro volta para o Campeonato Mineiro, porque neste sábado a equipe celeste tem um importante compromisso contra o Uberaba, no Mineirão. A partida será a primeira das duas equipes pelas quartas de final do estadual.

O jogo

O Cruzeiro começou em cima do adversário, saindo em velocidade, pressionando os argentinos. Como nos últimos jogos da Raposa, as principais jogadas eram pela direita, com o lateral Jonathan, que joga bem avançado.

O primeiro lance de perigo da equipe celeste foi aos 14 minutos da etapa inicial, quando Thiago Ribeiro fez boa jogada pela direita, tocou para trás, encontrando Kleber, que chutou fraco, nas mãos do goleiro.

Três minutos depois o Cruzeiro teve outra oportunidade, novamente com o atacante Kleber, que recebeu a bola fora da área, olhou para o gol e chutou colocado, mas a bola saiu raspando a trave esquerda do goleiro Montoya.

Aos 23, o atacante Thiago Ribeiro foi lançado e ficou frente a frente com o goleiro, que saiu bem da meta e conseguiu aliviar. Enquanto o Cruzeiro se firmava no setor ofensivo, o Vélez segurava muito a bola, cadenciava o jogo e pouco criava.

Entretanto, a retranca argentina se mostrou ineficiente e foi furada aos 32 minutos do primeiro tempo. Em uma boa jogada individual, o atacante Thiago Ribeiro brigou pela bola, passou por alguns adversários e chutou forte, sem chances para o goleiro, fazendo 1 a 0 para o Cruzeiro.

Com o placar adverso, o Vélez tentou sair mais para o jogo, mas foi bloqueado pela boa marcação da equipe celeste, que parou o atacante Santiago Silva, conhecido como "El Tanque", que é a principal arma do time argentino.

Antes de acabar a etapa inicial, o Cruzeiro ainda teve uma boa oportunidade, aos 44 minutos, com o lateral Jonathan, que tabelou com Henrique e depois encheu o pé, mas o goleiro espalmou e aliviou.

O segundo tempo começou quente, e logo aos três minutos a equipe azul ampliou o placar. A jogada começou com Henrique, o volante tocou para Thiago Ribeiro, que achou o atacante Kleber na área. O Gladiador tocou para o gol e saiu para o abraço.

Não demorou muito para o terceiro gol da equipe celeste sair. Aos nove minutos da etapa final, novamente Thiago Ribeiro fez ótimo lançamento para Kleber, que saiu livre, na frente do goleiro. O jogador chutou e marcou, cravando 3 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão.

As poucas chances do Vélez no jogo aconteceram apenas aos 14 minutos do segundo tempo, em chute fraco do atacante Santiago Silva, e aos 23, em chute de Morales, que parou na rede pelo lado de fora.

Dominando completamente o adversário, o Cruzeiro passou a tocar mais a bola no embalo dos gritos de "olé" que vinham das arquibancadas. Totalmente sem reação, os argentinos continuaram fechados para evitar uma goleada ainda maior. E terminou assim: Cruzeiro 3 x 0 Vélez Sarsfield.

FICHA TÉCNICA - CRUZEIRO 3 x 0 VÉLEZ SARSFIELD


Local:
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Data: 31 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Wilson Berrío e Javier Camargo (ambos COL)
Cartões amarelos: Gilberto, Fabrício, Kleber (Cruzeiro); Somoza, Santiago Silva, Lima (Vélez Sarsfield)
Cartões vermelhos: Somoza (Vélez Sarsfield)
Gols: CRUZEIRO: Thiago Ribeiro, aos 32 minutos do primeiro tempo. Kleber, aos 3 e aos 9 minutos do segundo tempo.


CRUZEIRO:
Fábio; Jonathan, Thiago Heleno (Gil), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto (Fabrício); Kleber e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista)
Técnico: Adilson Batista


VÉLEZ SARSFIELD:
Montoya; Diaz (Lima), Sebá Domínguez, Otamendi e Emiliano Papa; Cubero, Somoza, Zapata e Morales (Cabrera); López (Martínez) e Santiago Silva.
Técnico: Ricardo Gareca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação